Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, SES-AM destaca importância da prevenção na Atenção Básica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, SES-AM destaca importância da prevenção na Atenção Básica
Gestão Estadual

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, SES-AM destaca importância da prevenção na Atenção Básica

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Segundo o Atlas da Diabetes 2019, atualmente, existem mais de 16,7 milhões de brasileiros com diabetes. FOTO: Divulgação/SECOM.

O Dia Mundial de Combate a Diabetes é comemorado neste sábado (14/11) e tem como objetivo promover a prevenção e conscientização dos problemas de saúde provocados pela doença que, se não tratada corretamente na Atenção Básica, impacta fortemente na REDE de assistência de média e alta complexidade.

De acordo com o Atlas do Diabetes de 2019, documento produzido a cada dois anos pela Federação Internacional do Diabetes (IDF), que mapeia a dimensão da síndrome em 138 países, atualmente, existem mais de 16,7 milhões de brasileiros com diabetes.

A atenção primária da REDE municipal de saúde é responsável pelas ações de conscientização e prevenção das síndromes, com o apoio da REDE estadual de saúde, que oferece atenção especializada.

O diabetes é uma síndrome causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja a função é quebrar as moléculas de glicose. O tipo 1 da síndrome, no qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, é comumente observado na infância e adolescência, com potencial hereditário.

No tipo 2, as células são resistentes à ação da insulina, com maior incidência em pessoas adultas. Entretanto, com o crescimento da obesidade infantil, é comumente visto crianças com diagnóstico de diabetes tipo 2, que está associado ao sedentarismo, à obesidade e à má alimentação.

Prevenção essencial – A nutricionista da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe), Daíse Cunha, alerta para a importância das ações de prevenção a fim de se evitar a doença no futuro.

“Pessoas jovens, normalmente, comem muita comida industrializada, fast food, frituras, então prevenir agora é para que no futuro não seja um adulto ou um idoso diabético, pois a diabetes não tem cura, apenas controle”, disse.

Consequências da doença – Um dos problemas mais comuns ocasionados pela diabetes é o Pé Diabético, uma série de alterações, como infecções ou problemas de circulação, que PODE ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Em casos mais graves, o problema leva à amputação dos membros.

A SES-AM mantém, desde 2014, o programa do Pé Diabético. Em 2019 foram realizadas 40.283 admissões de pé-diabético nas cinco policlínicas de referência do programa: Danilo Corrêa, Codajás, Gilberto Mestrinho, Zeno Lanzini e José Lins.

O atendimento na REDE estadual também é feito pelos prontos-socorros Platão Araújo e 28 de Agosto. Em 2019, foram 1.202 internações nas duas unidades. São atendidos, em média, 50 pacientes por mês em cada unidade, sendo realizadas 753 amputações nos dois HPS de referência.

Com isso, a alta demanda de pacientes com lesões graves nos prontos-socorros acaba gerando sobrecarga na ocupação de leitos. Em virtude dessa alta ocupação, a SES-AM iniciou no final do mês de outubro um trabalho de desospitalização desses pacientes, com a transferência para o Hospital Geraldo da Rocha, onde são realizados procedimentos vasculares de baixa complexidade e posteriormente alta, para diminuir a pressão na REDE de urgência e emergência.

Tags:Codajás
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Secretário de Saúde realiza visita técnica no SPA São Raimundo e apresenta nova direção da unidade
Próximo artigo Pescadores de Lábrea conquistam crédito rural de R$ 1,1 milhão com o assessoramento do Idam

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus reordenar terminais de ônibus

2 horas atrás

Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025

5 horas atrás

Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus

5 horas atrás

Aulão na Rede: Enem 2025 prepara mais de 2 mil alunos

7 horas atrás

Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas

8 horas atrás

Ecobarreiras – David Almeida na COP 30

1 dia atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis

1 dia atrás

Sejusc oferece cidadania a povos originários em Borba

1 dia atrás

Mobilidade sustentável: Avanços em Manaus

2 dias atrás

Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública

2 dias atrás

Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!

2 dias atrás

Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus

2 dias atrás
Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus
Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações
TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública
Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente
Idam capacitou 272 extrativistas em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?