No Dia Mundial da Alfabetização, comemorado nesta sexta-feira (8), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca que destinou ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) mais de R$ 10 milhões, em emendas parlamentares para a educação, além de fazer indicativos e intervenções para o avanço educacional no estado.
Como presidente da Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, o deputado João Luiz também tem realizado campanhas educativas, reuniões e audiências públicas em todo o estado.
O parlamentar destaca que destinou emendas impositivas para aquisição de computadores, notebooks, televisores, ar-condicionados, mobiliários, equipamentos de informática, custeio de projetos para benefícios aos alunos da capital e interior do estado.
“Modernizamos escolas da capital e do interior do Amazonas com nossas emendas parlamentares. Também equipamos unidades de ensino com condicionadores de ar para os estudantes terem mais conforto na hora de estudar, além de indicar requerimentos voltados para educação para os poderes Executivo Estadual e Municipal”, disse o deputado João Luiz.
Por meio do requerimento Nº 3121/2022, o deputado João Luiz indicou a construção de uma creche escola na comunidade Nova Vitória, no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus.
Segundo ele, a construção se faz necessária para atender a demanda e necessidade da comunidade da região.
Projeto de Lei
Neste ano, os deputados João Luiz, Débora Menezes, Dr. Gomes e Mário César Filho também aprovaram no plenário Ruy Araújo o Projeto de Lei (PL) Nº 71/2023, que dispõe sobre a prioridade na matrícula em creches e escolas, para crianças e adolescentes órfãos decorrentes da COVID-19.
Comissão
Na presidência da Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, o deputado João Luiz tem realizado palestras, ações de conscientização em Manaus e no interior do Amazonas.
“Com a campanha “Ei, te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças é crime” já alcançamos mais de 20 mil pessoas no estado. Temos realizado reuniões técnicas e audiências públicas com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Amazonas para melhorar ainda mais a educação no nosso estado”, disse o parlamentar.
Por meio da comissão, ao longo de 2023, o deputado também tem desenvolvido os projetos Preparar, Realocar, Orientar, Adolescentes e Jovens (Proaj) – Integração que Transforma e o Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania/Aleam.