Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa destaca matérias voltadas a essa parcela da população brasileira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa destaca matérias voltadas a essa parcela da população brasileira
ALEAMGestão Estadual

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa destaca matérias voltadas a essa parcela da população brasileira

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

do estadual Sinésio Campos (PT), que dispõe sobre a criação do Programa de Apoio à Produção e Comercialização do artesanato indígena no Amazonas.

Nesta sexta-feira (9/8), em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destaca as Leis aprovadas em benefício dessa parcela da população brasileira. De acordo com o último Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 1,7 milhão de indígenas que falam aproximadamente 250 línguas. A Aleam celebra a data ressaltando a produção legislativa voltada para a garantia dos direitos dos povos indígenas.

Uma dessas leis é a Lei nº 5.492/2021, de autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que institui o Dia da Mulher Indígena. Segundo o deputado, o objetivo da lei é reconhecer e valorizar a resistência das mulheres indígenas. “A legislação também busca promover discussões, reflexões, fortalecimento e, principalmente, reivindicações sobre as questões, pensamentos e necessidades que as mulheres indígenas ainda enfrentam”, explicou o deputado presidente.

O artesanato produzido pelos povos indígenas no Amazonas também foi beneficiado com a criação do Selo de Qualidade e Autenticidade Artesanal Indígena, instituído pela Lei nº 6.054/2022, de autoria do deputado Cabo Maciel (PL). O selo tem como objetivo garantir a origem, qualidade e elaboração artesanal das peças produzidas no estado.

A Assembleia Legislativa também aprovou a Mensagem Governamental nº 57 de 2023, que reconhece as línguas indígenas faladas no Amazonas como patrimônio cultural imaterial, estabelece a cooficialização dessas línguas e institui a Política Estadual de Proteção das Línguas Indígenas. Aprovada em 12 de julho de 2023, a Lei reconhece as 16 línguas faladas no Amazonas como patrimônio cultural imaterial e determina que as instituições públicas adotem medidas para sua difusão, preservação e reconhecimento.

Ainda em tramitação na Assembleia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01 de 2023, de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), acrescenta o artigo 250-A à Constituição do Estado, estabelecendo que o governo estadual deve contribuir, dentro de sua competência, para o reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas, bem como seus direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, sua demarcação, proteção e respeito a todos os seus bens, de acordo com o que estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil. O deputado justifica que é necessário “zelar pela preservação e demarcação de terras indígenas, garantindo seus direitos territoriais e estabelecendo os limites de suas terras para preservar sua identidade”.

Outra lei originada da Assembleia é a Lei nº 6.929, de 6 de junho de 2024, que cria o Programa de Apoio à Produção e Comercialização do artesanato indígena no Amazonas, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT). A lei tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos povos indígenas por meio do apoio à produção e comercialização de seus artesanatos.  

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior O Super Bazar de Dia dos Pais, na Aleam, encerra com avaliação positiva
Próximo artigo TJAM anuncia data da nova edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, que já tem quase 2 mil processos em pauta

Mais notícias desta categoria

Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco

14 horas atrás

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

16 horas atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

20 horas atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

23 horas atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

2 dias atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

3 dias atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

4 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

4 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

5 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

5 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

6 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

6 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?