Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: No Dia Internacional contra LGBTFobia, conheça leis da Aleam voltadas para combater o preconceito
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > No Dia Internacional contra LGBTFobia, conheça leis da Aleam voltadas para combater o preconceito
ALEAMPolítica

No Dia Internacional contra LGBTFobia, conheça leis da Aleam voltadas para combater o preconceito

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 17 de maio de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Desde então, nessa data, é celebrado o Dia Internacional contra a LBGTfobia, com o objetivo de conscientizar e promover o combate ao preconceito, discriminação e violência contra a população Lésbica, Gay, Bissexual, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexuais e Não Binárias (LGBTQIAPN+). Ao longo do tempo a sigla já passou por diversas mudanças.
Buscando combater o preconceito, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) produz matérias sobre o tema, como o Projeto de Lei nº 413/2023, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante). A proposta estabelece igualdade no mercado de trabalho para pessoas LGBTQIAPN+, como medidas de proteção contra a discriminação. “É inaceitável que uma pessoa seja excluída do mercado de trabalho simplesmente por sua orientação sexual ou identidade de gênero” afirma a parlamentar.
A violência contra a comunidade LGBTQIAPN+é foco do PL nº 448/2022, da deputada Joana Darc (União Brasil), que busca instituir o Censo de Violência contra a população LGBTQIAPN+ no Amazonas. Pelo projeto, deverão ser tabulados todos os dados em que conste qualquer forma de agressão que vitime essas pessoas, com codificação própria e padronizada para todas as Secretarias de Estado e demais órgãos da administração estadual. “Precisamos de dados para o estabelecimento de políticas públicas que assegurem os direitos e a dignidade desta população e para extirpar os índices de violência suportados por esse segmento”, declara Darc.
A deputada também é autora da Lei nº 4.895/2019, que criou a Caminhada em combate a LGBTFobia, com realização anual, no mês de maio. Outra lei produzida pela Parlamento Estadual é a Lei nº 6.176/2023, de autoria conjunta do deputado Sinésio Campos (PT) e da deputada da 19ª Legislatura, Nejmi Aziz (PSD). A matéria instituiu a Semana Estadual da Visibilidade e Promoção de Direitos da População LGBTQIA+.
A homofobia estrutural no esporte, especialmente no futebol, também é foco de projeto na Aleam. O PL nº 487/2021, da deputada Dra. Mayara (Republicanos), estabelece como infração administrativa a prática de atos de racismo e/ou de homofobia nos estádios de futebol localizados no Amazonas, com punições previstas como advertência e multas.
“Devido à força que o esporte tem como instrumento de transformação, não podem existir fronteiras entre ele e causas importantes para a sociedade”, explica a deputada, falando que o Estado exerce seu poder coercitivo na luta contra o preconceito, mas o esporte também precisa se proteger internamente, trazendo medidas que exerçam reflexos visíveis na cadeia jurídica esportiva.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativomancheteViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?