Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar
Gestão EstadualPolítica

No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar

Por
Última atualização: 19 de abril de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Encontro com comunidade indígena e atividades lúdico-educativas variadas foram oferecidas ao público infantil

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) tornou-se epicentro de uma celebração especial em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, nesta quinta-feira (18/04) e sexta-feira (19/04). O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Central de Arte e Educação (CAE) em colaboração com o Departamento de Centros Culturais e Teatro de Difusão (DCCT), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Na ocasião, foi oferecida uma gama de atividades educativas e artísticas, visando promover diálogos significativos e a valorização das culturas e tradições indígenas com o público presente.

A comunidade Tawa Iapyrehyt foi especialmente convidada para participar da programação, enriquecendo ainda mais a troca cultural e o diálogo intercultural. O evento deu-se sob os comandos de Nilson (Wut Sateré) líder comunitário da comunidade Tawa Iapyrehyt, que compartilhou um pouco sobre a importância da visitação.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Sou muito grato pelo convite, pela apresentação da nossa comunidade. Vim aqui até o Centro Cultural dos Povos da Amazônia trazer um pouco das crianças, que nunca viram esse espaço maravilhoso que está acontecendo. Os meninos estão super maravilhosos com esse espaço, estão vendo cada cantinho daqui. Como eu estou feliz de ver nossa imagem, da nossa comunidade, sendo representada aqui dentro também”, ressaltou.

Durante as atividades, Nilson também conduziu uma reflexão sobre o ritual da Tucandeira, destacando sua relevância na formação e saúde dos adolescentes indígenas.

O coordenador artístico da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Baldoino Leite, enfatizou a importância do evento em promover o conhecimento e a valorização das culturas indígenas, especialmente entre os estudantes e a comunidade local.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Como se aproxima o grande dia dos povos indígenas, nada melhor do que trazermos esse tema e enaltecê-lo a fim de trazer cada vez mais informação e conhecimento aos nossos estudantes aqui no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, lugar que traz essa ancestralidade, traz o conhecimento das nossas origens e traz muito da cultura e arte indígena”, compartilhou Baldoino.

Emanuele, uma jovem moradora da comunidade, compartilhou sua empolgação em estar presente no evento, destacando sua fascinação pelos bois e animais do CCPA, reforçando a importância desses espaços para as gerações mais jovens.

As festividades ocorreram nos dias 18 e 19 de abril de 2024, divididas em duas sessões diárias: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, no próprio CCPA. A programação abraçou diversas facetas da riqueza cultural dos povos indígenas.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Confira as atividades oferecidas ao público:

• Grafismo indígena – pintura nos braços e rosto tinta para pintura de pele
• Gincana com brincadeiras e jogos indígenas
• Contação de histórias – Lendas amazônicas
• Painel coletivo – desenho em tamanho grande dos povos indígenas para ser pintado pelos visitantes (figuras e trançados de Etnias)
• Momento Curiosidades – Conhecendo a linguagem, a escrita, as etnias e palavras do português que têm origem indígena
• Visita guiada pelas exposições, museus e maloca

O post No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Governo do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?