Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar
Gestão EstadualPolítica

No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Encontro com comunidade indígena e atividades lúdico-educativas variadas foram oferecidas ao público infantil

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e economia criativa

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) tornou-se epicentro de uma celebração especial em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, nesta quinta-feira (18/04) e sexta-feira (19/04). O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Central de Arte e educação (CAE) em colaboração com o Departamento de Centros Culturais e Teatro de Difusão (DCCT), da Secretaria de Cultura e economia criativa.

Na ocasião, foi oferecida uma gama de atividades educativas e artísticas, visando promover diálogos significativos e a valorização das culturas e tradições indígenas com o público presente.

A comunidade Tawa Iapyrehyt foi especialmente convidada para participar da programação, enriquecendo ainda mais a troca cultural e o diálogo intercultural. O evento deu-se sob os comandos de Nilson (Wut Sateré) líder comunitário da comunidade Tawa Iapyrehyt, que compartilhou um pouco sobre a importância da visitação.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e economia criativa

“Sou muito grato pelo convite, pela apresentação da nossa comunidade. Vim aqui até o Centro Cultural dos Povos da Amazônia trazer um pouco das crianças, que nunca viram esse espaço maravilhoso que está acontecendo. Os meninos estão super maravilhosos com esse espaço, estão vendo cada cantinho daqui. Como eu estou feliz de ver nossa imagem, da nossa comunidade, sendo representada aqui dentro também”, ressaltou.

Durante as atividades, Nilson também conduziu uma reflexão sobre o ritual da Tucandeira, destacando sua relevância na formação e saúde dos adolescentes indígenas.

O coordenador artístico da Central de Arte e educação da Secretaria de Cultura e economia criativa, Baldoino leite, enfatizou a importância do evento em promover o conhecimento e a valorização das culturas indígenas, especialmente entre os estudantes e a comunidade local.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e economia criativa

“Como se aproxima o grande dia dos povos indígenas, nada melhor do que trazermos esse tema e enaltecê-lo a fim de trazer cada vez mais informação e conhecimento aos nossos estudantes aqui no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, lugar que traz essa ancestralidade, traz o conhecimento das nossas origens e traz muito da cultura e arte indígena”, compartilhou Baldoino.

Emanuele, uma jovem moradora da comunidade, compartilhou sua empolgação em estar presente no evento, destacando sua fascinação pelos bois e animais do CCPA, reforçando a importância desses espaços para as gerações mais jovens.

As festividades ocorreram nos dias 18 e 19 de abril de 2024, divididas em duas sessões diárias: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, no próprio CCPA. A programação abraçou diversas facetas da riqueza cultural dos povos indígenas.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e economia criativa

Confira as atividades oferecidas ao público:

• Grafismo indígena – pintura nos braços e rosto tinta para pintura de pele
• Gincana com brincadeiras e jogos indígenas
• Contação de histórias – Lendas amazônicas
• Painel coletivo – desenho em tamanho grande dos povos indígenas para ser pintado pelos visitantes (figuras e trançados de Etnias)
• Momento Curiosidades – Conhecendo a linguagem, a escrita, as etnias e palavras do português que têm origem indígena
• Visita guiada pelas exposições, museus e maloca

O post No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Governo do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem nas zonas Norte e Oeste
Próximo artigo Operação Libertatis: Polícia Civil prende casal e desarticula laboratório de drogas em Silves

Mais notícias desta categoria

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

7 horas atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

7 horas atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

9 horas atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

11 horas atrás

Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade

22 horas atrás

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

3 dias atrás

Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

3 dias atrás

Envelhecentes conhecem linhas de crédito na feira

3 dias atrás

Feira de Negócios – Esperança para Empreendedores em Manaus

4 dias atrás

Cidadania com DNA gratuito: avanço em direitos essenciais

4 dias atrás

Convocação da Semsa: Oportunidades em Manaus

4 dias atrás

Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus

4 dias atrás
Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas
Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas
#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus
Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje
Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?