Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: No Dia do Meio Ambiente, Governo do Amazonas fomenta bionegócios em conferência internacional do BID
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > No Dia do Meio Ambiente, Governo do Amazonas fomenta bionegócios em conferência internacional do BID
Gestão Estadual

No Dia do Meio Ambiente, Governo do Amazonas fomenta bionegócios em conferência internacional do BID

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Vice-governador Tadeu de Souza faz abertura oficial da conferência LAC Flavors 2024 – Edição Amazônia

O Governo do Amazonas está fomentando a consolidação de negócios inovadores e sustentáveis a partir de ativos da floresta em pé. Nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, abriu a programação da LAC Flavors 2024, maior rodada de negócios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina e Caribe para o setor de alimentos e bebidas.

O evento, que está em sua 12ª edição, ocorre no Brasil pela primeira vez e está sendo realizado no Studio 5 Centro de Convenções, localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

A iniciativa, apoiada pelo Governo do Amazonas, é do BID em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Governo Federal.

Aos mais de 500 participantes, entre empresas fornecedoras e compradoras, de diversos países, o vice-governador destacou que o Amazonas está preparado para receber investimentos em bionegócios. Para Tadeu de Souza, a conferência é uma oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade do Amazonas de consolidar modelos de negócios e produzir em larga escala usando insumos da região.

“Esse evento dá visibilidade ao Amazonas, à cidade de Manaus e dá mostra da importância e do quanto somos um celeiro, um almoxarifado aberto, com a capacidade de produzir em escala industrial insumos alimentícios e ser uma marca de liderança no mundo, uma marca vinculada ao Brasil, uma marca vinculada à Amazônia”, ressaltou o vice-governador.

Oportunidades

A LAC Flavors 2024 – Edição Amazônia segue até esta quinta-feira (06/06) com realização de palestras, seminários e rodada de negócios no estilo matchmaking. De acordo com o BID, o objetivo central é expandir e fortalecer o comércio para as pequenas e médias empresas do setor, gerando novas oportunidades de negócios e proporcionando espaços de aprendizagem.

Ao todo, mais de 260 pequenas e médias empresas (produtores ou distribuidores de alimentos e bebidas) de 23 países da América Latina e Caribe participam do evento. Além disso, estão presentes mais de 80 compradores internacionais do ramo, de 29 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Israel e Polônia.

O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, destacou o papel do Amazonas no cenário internacional de negócios sustentáveis.

“A proposta aqui é realizar e potencializar os negócios tradicionais amazônicos que têm temperos, ingredientes e uma comida ímpar. Essa feira que o BID organiza há muitos anos, essa é a 12ª edição, trazê-la para o coração do Amazonas é muito relevante para fomentar os negócios e, por sua vez, fomentar a sustentabilidade e manter a floresta em pé”, enfatizou.

Este ano, o destaque da programação é uma sessão especial com chefs de renome mundial, locais e internacionais, que vão explorar os ingredientes amazônicos para evidenciar o potencial da biodiversidade local. O gerente do setor de Comércio e Integração do BID, Fabrizio Opertti, afirmou que o evento deve gerar quase três mil reuniões de negócios bilaterais.

“Temos aqui o potencial da oferta exportável amazônica. E vinculado à gastronomia, temos chefs internacionais que vieram de todas as partes do mundo para ver essa oferta gastronômica e exportável amazônica. Há sessões técnicas de certificação de plataformas digitais para exportação, diferentes temas que são determinantes para o comércio internacional para uma Amazônia sustentável”, declarou.

Participantes

Além dos vice-governador e dos representantes do BID, a abertura do evento também teve a participação da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, e da secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Renata Amaral.

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-governadoria

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria-geral da Vice-governadoria: Thiago Barros (92 98153-7004) e Daniel Jordano (92 98828-5194); [email protected]

  

Tags:capaGoverno do AmazonasManausmeio ambienteSEPLANCTI
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura ultrapassa a marca de 40 mil obras voltadas à melhoria na infraestrutura de Manaus
Próximo artigo De janeiro a maio: Crimes de homicídios reduzem 16,5% no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

3 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

3 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

3 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

3 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

3 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

3 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

3 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

3 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

3 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

3 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

3 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?