Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Na primeira sessão de julho, CMM delibera 13 Projetos de Lei
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > Na primeira sessão de julho, CMM delibera 13 Projetos de Lei
Câmara de VereadoresPolítica

Na primeira sessão de julho, CMM delibera 13 Projetos de Lei

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberaram no plenário Adriano Jorge, durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (03/07), 12 Projetos de Lei (PLs) que tratam, entre outros assuntos, sobre a realização palestras com temas relacionados ao Direito Ambiental na rede pública de educação.

De autoria da vereadora Yomara Lins (PRTB), o Projeto de Lei que tomou o nº 253/2023, trata sobre a realização de palestras com temas relacionados ao Direito Ambiental na rede municipal de ensino, que poderão ser realizadas preferencialmente no mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Projeto de Lei que tomou o nº 378/2023, de autoria do vereador Jander Lobato (PP), quer proibir o desconto no salário de cobradores e motoristas, em casos de roubos a ônibus em que a renda do coletivo tenha sido subtraída. A matéria estabelece, ainda, que a empresa concessionária de transporte coletivo deverá prestar assistência psicossocial aos cobradores e motoristas vítimas de assaltos aos ônibus do transporte coletivo, com o intuito de tratar possíveis lesões sofridas.

Outro PL deliberado durante a Sessão dispõe sobre a instalação de um “botão do pânico” em todas as escolas, creches, Centros Municipais de Educação Infantil da capital. A pauta diz, ainda, que esta medida será de fundamental importância para toda a sociedade manauara, não apenas aos alunos e servidores, em especial aos pais que ficarão mais tranquilos que as implementações da segurança, e proporcionará maior tranquilidade social em face da prevenção à violência. A matéria é de autoria do vereador Dr. Eduardo Assis (Avante)

Os PLs foram enviados para apreciação dos membros da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.

Reivindicação – Durante os discursos dos parlamentares no Pequeno Expediente, o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), concedeu tempo de fala ao representante do Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas de Manaus (Asprom Sindical), Lambert Melo, para que ele pudesse expor um dos principais anseios da categoria, atualmente, que é a volta do auxílio-alimentação em dinheiro, junto com os vencimentos mensais.

Recentemente o Executivo Municipal anunciou a mudança na forma de pagamento do benefício aos profissionais da educação, passando a ser disponibilizado por cartão individual. Alguns profissionais da área também estiveram na galeria do plenário Adriano Jorge para se manifestar contra esta decisão.

Comissão de apuração – Ao final da Sessão Plenária, entrou em pauta uma denúncia feita pelo vereador William Alemão (Cidadania) contra o titular da Secretaria Municipal de Comunicação, Israel Conte. É a primeira vez na história das legislaturas que uma denúncia deste teor é apresentada na Casa Legislativa.

De acordo com a denúncia do parlamentar, em outubro do ano passado foi protocolado um requerimento no Sistema de Apoio do Plenário (SAPL), endereçado à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), solicitando respostas sobre a relação nominal das 1,5 mil ruas contempladas no programa Asfalta Manaus e que foram amplamente divulgadas nas redes sociais e site oficial da Prefeitura Municipal de Manaus.

Segundo o vereador, a data de expedição foi 17 de janeiro deste ano e, de acordo com o parágrafo 3° do Art 168 do Regimento Interno da CMM, o prazo para resposta encerrou dia 7 de fevereiro de 2023.

Neste caso, monta-se uma Comissão Processante, que vai apurar a suposta infração administrativa cometida pelo titular da Semcom.

“De forma inédita ele (William Alemão) apresentou uma denúncia e hoje nós aprovamos a Comissão Processante que irá avaliar se realmente houve uma prática de delito político-administrativo por parte da Secretaria, do secretário de Comunicação do município”, explicou o presidente da CMM, vereador Caio André.

Foram sorteados para compor a Comissão os vereadores Sassá da Construção Civil (PT), Alonso Oliveira (Avante) e Raulzinho (PSDB).

Tags:DenúnciasEducação InfantilManausmeio ambientePrefeitura Municipal de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com 240 atendimentos, Joelson Silva realiza ação social no bairro Santo Agostinho
Próximo artigo Lei de autoria do deputado Felipe Souza que facilita acesso gratuito a medicamentos no Amazonas é sancionada 

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

10 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

10 meses atrás

Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência

Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação

Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado

Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida

Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?