Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Na Aleam, deputada Joana Darc faz apelo e destaca ações de incêndios criminosos no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Na Aleam, deputada Joana Darc faz apelo e destaca ações de incêndios criminosos no Amazonas
ALEAMPolítica

Na Aleam, deputada Joana Darc faz apelo e destaca ações de incêndios criminosos no Amazonas

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A deputada estadual Joana Darc (UB) fez um apelo, na manhã desta quarta-feira (11/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para que sejam identificados os locais onde ocorrem incêndios, possivelmente, criminosos em todo território amazonense. A parlamentar detalhou que o ar em Manaus estava com uma das piores qualidade do mundo e, ainda, insalubre para respirar.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente (CPAMA) da Aleam, Joana destacou que, hoje, Manaus e Autazes (111 km da capital amazonense) amanheceram cobertas de fumaça. De acordo com a parlamentar, após uma reunião com o Coronel do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Orleilson Muniz, a fumaça que sufoca o Amazonas é oriunda de atitudes criminosas.
“Estamos no meio da Floresta Amazônica, vivendo um período de seca, porém quem está provocando esses incêndios são pessoas, que aproveitam a oportunidade para colocar fogo para o desenvolvimento de alguma atividade ilegal. Tive uma reunião com o Coronel Muniz, do Corpo de Bombeiros, e ele me garantiu que a maioria dos incêndios florestais são provocados pela ação humana”, pontuou.Segundo o painel de monitoramento de qualidade internacional World’s Air Polution, que reúne dados de sensores ao redor do mundo – incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), utilizado no Amazonas, a qualidade do ar foi classificada como “hazardous”, ou seja, “perigosa”.

Atuação da Comissão de Meio Ambiente da Aleam
A  Comissão do Meio Ambiente da Aleam está acompanhando e fiscalizando as ações feitas pelo Governo do Amazonas, no que se trata a respeito da estiagem que afeta o Estado, bem como as queimadas nos municípios do interior e na capital. A CPAMA oficiou os órgãos de controle ambiental, como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Corpo de Bombeiros do Amazonas, solicitando mais informações das queimadas no Estado.
A parlamentar ainda pontuou que a fumaça em Manaus é reflexo de incêndios criminosos que aconteceram nos últimos dias em Autazes, podendo ocasionar um problema de saúde pública no Amazonas. Durante seu discurso, Joana Darc ainda solicitou a participação da população para identificar focos de incêndio na capital e no interior.
“Temos uma crise ambiental e, possivelmente, no futuro, teremos uma crise de saúde pública. Nossa Comissão está de portas abertas para receber denúncias, e reforçamos que queimadas afetam a nossa vida, a vida dos animais domésticos, selvagens e destrói o nosso bem maior, a floresta”, disse.

Denúncias de queimadas
O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) orienta a população  que desmatar ou atear fogo em área particular e/ou pública de proteção; retirar, transportar ou guardar madeira e outros produtos de origem vegetal sem autorização do órgão competente, configura em crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei.
Para denúncias dessa natureza, a população PODE denunciar por meio do disque-denúncia 181, do 190 ou diretamente nos canais de comunicação do BPAmb, através dos telefones 98842-1547/ 98842-1553 e no e-mail: [email protected].

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoAutazesBombeirosDenúnciasGoverno do AmazonasManausmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Porto de Itacoatiara é interditado após deslizamento e deputado pede que autoridades tomem as providências
Próximo artigo Em Manacapuru, Wilson Lima coordena entrega de ajuda humanitária a mais 3 mil famílias

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

9 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

9 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

9 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

9 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

9 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

9 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

9 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

9 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

9 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

9 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

10 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

10 meses atrás
Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas
Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes
Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças
Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?