A programação vai de 12 a 17 de maio e inclui visitas mediadas, oficinas, rodas de conversa e atividades sensoriais nos museus de Manaus

Foto: Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e do Departamento de Museus (Demus), terá uma semana, de 12 a 17 de maio, com muitas atividades em todo os espaços administrados pela pasta, em alusão a 23ª Semana Nacional de Museus.
A programação, alinhada ao tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, propõe reflexões sobre a valorização da cultura, dos patrimônios materiais e imateriais, e o papel da tecnologia como aliada nos processos de preservação e difusão da memória.
A Semana Nacional de Museus é coordenada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, no Amazonas, integra as ações da Secretaria de Cultura e economia criativa voltadas à educação patrimonial e à preservação da memória coletiva. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O secretário de Cultura e economia criativa, Caio André, reforça a importância da iniciativa para democratizar o acesso aos museus e aproximar os espaços culturais das novas gerações. “Nossa missão é tornar os museus espaços vivos, acessíveis e conectados com o cotidiano da população. A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para fortalecer esse vínculo e valorizar o patrimônio cultural do Amazonas”, afirmou.
Programação
Na segunda-feira (12/05), as atividades têm início com visitas mediadas aos museus do Centro Cultural Palacete Provincial, das 9h às 15h, com exceção da quarta-feira (14/05), por conta da manutenção do espaço. Também na segunda e no mesmo horário, o museu Tiradentes da polícia Militar realiza a atividade “A Caixa das Promessas: Conexão Temporal”, onde os visitantes são convidados a refletir sobre o passado da instituição e escrever mensagens voltadas ao futuro.


O museu da Imagem e do Som do Amazonas, localizado no Palacete Provincial, inicia as visitas guiadas pelos monitores de turismo, das 9h às 15h, de 12 a 17 de maio. Às 13h, o auditório Coronel Pedro Henrique recebe a roda de conversa “Patrimônio Imaterial: saberes e práticas associados na produção e reprodução cultural”, nas instalações do Palacete com mediação da professora Luiza Guglielmini.
A terça-feira (13/05) inicia com o talk “Conectividade e Cultura: Patrimônio Cultural e Tecnologia”, às 9h, novamente no auditório Coronel Pedro Henrique. A atividade é conduzida pelo produtor cultural Wesley Craveiro e aborda o uso da tecnologia como ferramenta de conexão entre passado e futuro. No mesmo dia, o museu do Seringal Vila Paraíso promove a atividade “Cinema na Floresta”, das 9h às 11h40, com a exibição do filme “A Selva” (2001), gravado no local, seguida de visita mediada.
Ainda na terça, o museu do Homem do Norte (MUHNO) localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, inicia as visitas mediadas que seguem até sábado (17/05), sempre das 9h às 15h.
Na quarta-feira (14/05), o MUHNO promove, às 13h, a atividade “Crocância de Crueira: Fritinho de Farinha da Amazônia”, que reúne contação de histórias e degustação de iguarias tradicionais da região Norte, valorizando a cultura alimentar amazônica.
Na quinta-feira (15/05), o museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), localizado no Palacete Provincial, realiza das 9h às 10h, a atividade “Do disco ao digital: a comunicação entre gerações”, voltada a alunos do ensino fundamental, que serão guiados em uma visita interativa sobre a evolução tecnológica dos aparelhos de som e imagem. No mesmo dia, das 10h às 11h40, o museu do Seringal promove a segunda edição da “Farinhada no Seringal”, com demonstrações do processo de produção da farinha na Casa da Farinha.
A programação segue na sexta-feira no Palacete Provincial (16/05), das 10h às 12h, com a oficina “Corpos em Transformação: Desenho de modelo vivo como memória e futuro”. A proposta é instigar reflexões sobre representação corporal, ancestralidade e identidade, utilizando o desenho como ferramenta de preservação e expressão artística.
O encerramento ocorre no sábado (17/05), com a “Roda de capoeira: capoeira e sua ancestralidade”, no museu Numismática Bernardo Ramos, localizado no Palacete Provincial, mediado pelo Mestre Variedade. Seguindo a programação, no mesmo local ocorre a atividade “Afroturismo: capoeira e musicalidade resgatando a ancestralidade afro-ameríndia em Manaus”, das 10h30 às 11h30, mediada por Tommy Nascimento e professor Brucutú da escola Brasileira de capoeira.
Segundo a diretora do Departamento de Gestão de Museus, Aline Santana, a programação foi pensada para conectar o público com os acervos de forma sensível e contemporânea. “A proposta é que o público vivencie o museu como espaço de convivência, diálogo e projeção de futuros possíveis. A tecnologia é uma aliada, mas a valorização da memória e das culturas locais segue no centro das ações”, finalizou.
O post Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.