Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro
Governo do Amazonas

Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ação de retificação do cadastro ambiental rural (CAR) acontecerá em Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá

FOTO: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) dará início, a partir de 17 de fevereiro, ao Mutirão de Retificação do cadastro ambiental rural (CAR) 2025, com o objetivo de regularizar imóveis rurais na região do Baixo Amazonas, nos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá (distantes 369, 331, 271 e 383 quilômetros de Manaus, respectivamente).

A ação visa atender pequenos produtores rurais, com imóveis de até 320 hectares, ajudando-os a regularizar suas atividades de acordo com as exigências ambientais, fortalecer a agricultura familiar e promover a preservação da Amazônia.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o foco é atender agricultores que ainda precisam retificar seus cadastros ambientais ou regularizar pendências, como a inscrição no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para agricultura familiar.

“A iniciativa também busca orientar os produtores sobre como proceder para obter o licenciamento ambiental, oferecendo um suporte completo para que a regularização fundiária aconteça de maneira eficaz”, explicou o gestor.

Ainda conforme Picanço, a ação é uma oportunidade para os pequenos produtores terem acesso a benefícios ambientais, fortalecerem suas atividades agrícolas e contribuírem para a preservação do meio ambiente. “Essa ação de regularização é fundamental para a sustentabilidade e para que a agricultura familiar possa se desenvolver de forma legal e responsável. A parceria entre as diversas instituições é o que vai garantir o sucesso do mutirão”, afirma.

Apoio e logística

Além do atendimento fixo em Parintins, o mutirão contará com unidades itinerantes que se deslocarão para as comunidades mais afastadas, como as do Projeto de Assentamento Vila Amazônia. Essas unidades móveis, com equipes compostas por técnicos do Ipaam, INCRA, PNUD, GIZ e outras instituições, estarão atendendo diretamente nas comunidades de São Antônio de Tracajá (em Barreirinha), Boa Esperança do Zé Açu (em Nhamundá) e Nossa Senhora de Fátima do Açaí (em Boa Vista do Ramos), de 17 a 22 de fevereiro.

FOTOS: Arquivo/Ipaam

O coordenador de planejamento estratégico do Ipaam, Sheron Vitorino, enfatiza a importância da ação descentralizada para alcançar os agricultores mais distantes, garantindo que todos tenham acesso ao processo de regularização. “Ao levarmos a equipe até as comunidades, conseguimos facilitar o acesso dos agricultores aos serviços de regularização, o que aumenta a adesão ao mutirão e fortalece a proteção ambiental na região”, destaca Vitorino.

O mutirão oferecerá também suporte remoto, com pontos de atendimento nas prefeituras de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá. Durante o período de 17 a 22 de fevereiro, as prefeituras irão disponibilizar internet para conectar os agricultores aos técnicos do Ipaam, permitindo a realização de atendimentos por meio de chat, vídeo ou mensagem.

Parcerias e responsabilidades

O Ipaam, responsável pela coordenação do mutirão, ficará encarregado da análise do cadastro ambiental rural, além da orientação quanto ao licenciamento de atividades produtivas e regularização ambiental. O INCRA, por sua vez, se encarregará da regularização fundiária, enquanto o PNUD prestará apoio logístico e técnico para a implementação do mutirão.

A GIZ fornecerá consultoria especializada, com foco na retificação dos cadastros e no apoio ao cumprimento das exigências legais para a regularização. O Sebrae contribuirá com orientações sobre a melhoria das atividades produtivas dos pequenos agricultores, e o Programa Floresta+ Amazônia promoverá a conservação e a regularização fundiária, incentivando práticas de uso sustentável da terra.

O post Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FUnATI disponibiliza 2 mil vagas gratuitas em oficinas de extensão
Próximo artigo PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Monte das Oliveiras

Mais notícias desta categoria

Na COP30, governador Wilson Lima defende pauta da moradia em reuniões sobre habitação

7 horas atrás

COP30: Governo do Amazonas apresenta cases de sucesso de programas que promovem infraestrutura sustentável

7 horas atrás

ADS inicia ação itinerante no interior do estado para credenciamento no Preme

13 horas atrás

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

14 horas atrás

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

14 horas atrás

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

14 horas atrás

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

15 horas atrás

Hospital João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente

15 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de seis pessoas que desapareceram em Manaus

15 horas atrás

Amazonas cumpre todas as metas do Programa de Reestruturação Fiscal no 2º quadrimestre

15 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Bioeconomia e Política de Transição Energética durante a COP30

16 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca ações concretas do Amazonas para redução de emissões em painel global da COP30

16 horas atrás
Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema
COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais
Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30
Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas
COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?