Criado: Quarta, 21 Fevereiro 2024 20:45
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, uma reunião de alinhamento de procedimentos e metas para o lançamento do edital do ano de 2024 do Projeto “Juntos Pela Vida”. O encontro, ocorrido na sede do MPAM, reuniu parceiros do setor público e privado das áreas de educação e saúde de Manaus, dentre eles, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEDUC), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Sindicato de Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (SINEPE-AM), para sugestões de melhorias a serem incluídas no edital.
A Procuradora de Justiça e Coordenadora do Projeto, Delisa Vieiralves, destacou a importância das sugestões dos parceiros para aprimorar o projeto, a fim de aumentar o número de escolas atendidas e selos concedidos pelo MPAM.
“Estabelecemos alguns critérios que acredito poderem facilitar a inscrição dos gestores. Também conversamos com os parceiros a respeito das dificuldades e todos eles apontaram suas sugestões de melhoria para o projeto. Acredito que estamos iniciando um trabalho que vai aumentar o número de escolas atendidas e de selos concedidos pelo Ministério Público”, afirmou Delisa Olívia Vieiralves Ferreira.
Segundo Isabel Cristina Hernandes, Gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA-MANAUS), o projeto Juntos Pela Vida teve um grande impacto na cobertura vacinal dos alunos de Manaus e na conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.
“O projeto está alinhado com o que sempre foi preconizado no Programa Nacional de Imunização (PNI), e essa parceria com o Ministério Público foi fundamental para fortalecer e implementar nossas ações de cobertura vacinal,” disse Isabel Hernandes.
Durante a reunião, foi realizado um balanço das dificuldades enfrentadas no ano de 2023 pelos parceiros e perspectivas para 2024 com as novas diretrizes do Ministério da Saúde em relação à vacinação em escolas. Além disso, o SINEPE-AM, que cobre um total de 110 escolas particulares em todo o Amazonas, aderiu recentemente ao projeto.
“Essa reunião é muito importante para o SINEPE-AM, porque agora estamos juntos com o MPAM nesse Projeto Juntos Pela Vida. É fundamental que nossos alunos da rede particular também estejam orientados e os pais conscientizados da importância da cobertura vacinal, da importância de estar com o PNI – Plano Nacional de Imunização atualizado. Damos todo o apoio para esse programa, estamos juntos com o Ministério Público e os demais órgãos para que isso aconteça da melhor forma possível”, comentou a Presidente do Sindicato, Elaine de Souza Saldanha.
Sobre o Projeto
O Projeto “Juntos Pela Vida” é uma iniciativa do MPAM para estimular a vacinação infantojuvenil em escolas, objetivando a superação da marca de 80% de alunos vacinados e combatendo a evasão escolar.