Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: MPAM fiscaliza implementação de teste de rastreamento inicial de sinais de autismo em Eirunepé
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MPAM fiscaliza implementação de teste de rastreamento inicial de sinais de autismo em Eirunepé
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MPAM fiscaliza implementação de teste de rastreamento inicial de sinais de autismo em Eirunepé

Por
Última atualização: 18 de setembro de 2024
3 Min Lidos
Compartilhar

Você está aqui:  

Home

>

Notícias Portal

>

MPAM fiscaliza implementação de teste de rastreamento inicial de sinais de autismo em Eirunepé

Criado: Segunda, 16 Setembro 2024 17:09

A triagem precoce em crianças de 18 a 30 meses de idade é fundamental para o diagnóstico e a garantia de um tratamento adequado

Para garantir a correta aplicação da triagem para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Eirunepé, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça do município, instaurou um procedimento administrativo. O foco é assegurar que o teste Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT), recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, seja aplicado em crianças de 18 a 30 meses de idade nas unidades básicas de saúde (UBSs) locais.

De acordo com a legislação, pessoas com TEA são reconhecidas como pessoas com deficiência, com direito a atendimento prioritário em todas as instituições públicas e privadas. A triagem precoce é fundamental para o diagnóstico e a garantia de um tratamento adequado. O procedimento visa assegurar que todas as crianças com suspeita de TEA em Eirunepé recebam o atendimento necessário, incluindo acompanhamento multiprofissional e acesso a medicamentos e nutrientes.

O promotor de Justiça Yury Dutra da Silva, autor da ação, destaca que o formulário M-CHAT é uma ferramenta essencial para o rastreamento inicial de sinais de autismo. “O M-CHAT não é uma ferramenta de diagnóstico por si só. Para um diagnóstico preciso, é necessário que a criança passe por uma série de avaliações técnicas específicas, que podem levar meses para serem concluídas. No entanto, esse mecanismo de triagem, que consiste em um questionário de cerca de 23 perguntas e é de fácil aplicação, é extremamente útil para indicar casos que necessitam de uma análise mais detalhada. Isso proporciona maiores chances de identificar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em tenra idade e de iniciar terapias adequadas para essas crianças”, explicou o promotor.

A Secretaria Municipal de Saúde de Eirunepé foi notificada para prestar esclarecimentos sobre a realização da triagem e fornecer dados oficiais sobre o número de crianças diagnosticadas com TEA no município, além de informar quantas recebem o tratamento adequado. A ação também prevê reuniões com representantes da secretaria de saúde para discutir a situação e as próximas etapas da implementação do M-CHAT no município.

Texto: Poliany RodriguesFoto: Canva

   

Tags:EirunepéEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?