Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MP regulamenta adesão de estados a programa de pagamento de dívidas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > MP regulamenta adesão de estados a programa de pagamento de dívidas
Nacional

MP regulamenta adesão de estados a programa de pagamento de dívidas

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

16/04/2025 – 07:44  

A Medida Provisória 1295/25 regulamenta o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), criado pela Lei Complementar 212/25. Assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a MP foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da UNIÃO (DOU).

A MP trata da transferência de ativos dos estados à UNIÃO e define regras para a criação e gestão de dois fundos: o Fundo de Equalização Federativa (FEF) e o Fundo Garantidor Federativo (FGF).

A medida permite que a UNIÃO contrate diretamente o Banco Nacional de desenvolvimento econômico e Social (BNDES), sem licitação, para avaliar participações societárias que os estados ofereçam para quitar dívidas. O valor considerado para amortização será o valor líquido da avaliação, já descontados os custos operacionais e a remuneração do BNDES.

Os fundos FEF e FGF serão administrados pelo Banco do Brasil. Os bens que compõem esses fundos não se misturam com o patrimônio do banco e ficam protegidos de eventuais obrigações financeiras da instituição.

Compensação fiscal
O FEF tem como objetivo ajudar na compensação fiscal entre os entes federativos. Já o FGF funcionará como garantidor de operações de crédito, inclusive daquelas com aval da UNIÃO. O fundo poderá oferecer garantias de até seis vezes o valor do patrimônio líquido ajustado, com limites definidos conforme o risco de cada estado.

Estados que não aplicarem corretamente os recursos do FEF ou não cumprirem as metas do Propag terão os valores retidos em conta específica. Se não houver regularização dentro do prazo, os recursos poderão ser redistribuídos entre os demais estados participantes.

Para garantir transparência, os estados deverão manter os recursos recebidos do programa em contas ou fundos públicos específicos até o pagamento das despesas previstas.

A MP também autoriza a UNIÃO a contratar o Banco do Brasil para administrar créditos de refinanciamento nos casos em que os estados não tenham contratos originais de dívida geridos pela Secretaria do tesouro nacional. O custo da operação será pago pelo próprio estado.

Próximos passos
A MP será analisada pelo Congresso Nacional, que PODE aprová-la, alterá-la ou rejeitá-la dentro do prazo legal.

Saiba mais sobre a tramitação de medidas provisórias

Da Redação
Com informações da Agência Senado

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
Próximo artigo Câmara reúne-se nesta quarta-feira para votar acordos internacionais

Mais notícias desta categoria

Comissão de Constituição e Justiça aprova repassar incentivo financeiro a agentes de saúde

1 hora atrás

Comissão aprova regras para produção e comercialização de implante cirúrgico

1 hora atrás

Hugo Motta celebra cessar-fogo em Gaza e defende caminho para paz duradoura no Oriente Médio

2 horas atrás

Comissão aprova criação de banco nacional de boas práticas para combater violência contra mulher

2 horas atrás

Comissão aprova criação de política para melhorar manejo da água em áreas urbanas

2 horas atrás

Comissão que analisa medida provisória sobre subsídios da conta de luz promove audiência pública

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que define caráter permanente do atestado de fibromialgia

4 horas atrás

Comissão aprova medidas contra assédio no esporte

4 horas atrás

Comissão aprova regras para o funcionamento de pistas de kart indoor

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que torna obrigatório o reconhecimento facial para acessar redes sociais

5 horas atrás

CCJ aprova projeto que prioriza o julgamento de ações sobre desastres ambientais

5 horas atrás

Comissão aprova criação de cadastro nacional sobre maus-tratos e abusos em escolas

5 horas atrás
Comissão aprova cadastro de agressores de pessoas vulneráveis
Comissão da Câmara debate regulamentação da terapia ABA
Comissão aprova projeto que impede pedófilos de saírem da prisão para fazer tratamento psiquiátrico
Desenvolvimento dos municípios brasileiros é tema de debate na Câmara nesta quarta
Audiência pública discute financiamento privado para o Fundo da Igualdade Racial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?