Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: MP do Amazonas instaura procedimento administrativo para apurar desabamento de terra em Manacapuru
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MP do Amazonas instaura procedimento administrativo para apurar desabamento de terra em Manacapuru
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MP do Amazonas instaura procedimento administrativo para apurar desabamento de terra em Manacapuru

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Criado: Terça, 08 Outubro 2024 16:42

Objetivo da promotoria local é reunir informações e adotar as medidas legais cabíveis

Diante do desabamento de terra ocorrido na orla de Manacapuru na última segunda-feira (07/10), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 3ª Promotoria de justiça, iniciou os procedimentos necessários para investigar as causas do acidente e apurar possíveis irregularidades. Segundo a promotora de justiça Emiliana do Carmo Silva, titular da 3ª Promotoria de justiça de Manacapuru, a atuação inicial do MP visa reunir todas as informações necessárias para determinar se o desabamento foi um acidente ou resultado de alguma negligência.

A promotoria já iniciou a coleta de provas e orientou a adoção de medidas urgentes para garantir que todas as vítimas sejam devidamente assistidas pelas autoridades competentes. Além de buscar o atendimento imediato à população atingida, a investigação do MPAM se concentrará em identificar fatores que possam ter contribuído para o deslizamento e se houve falhas em ações preventivas.

Entre as ações imediatas, foi enviado um ofício à Prefeitura de Manacapuru, requisitando informações detalhadas sobre as medidas adotadas em resposta ao desastre. O documento exige, em até cinco dias, esclarecimentos sobre o suporte oferecido às famílias afetadas, a estrutura da Defesa Civil Municipal e a inscrição do município no cadastro nacional de áreas com risco de deslizamento, conforme a legislação. A promotoria também solicitou informações sobre a existência de um Plano Diretor e de planos de contingência para desastres.

Outro ofício foi encaminhado à Defesa Civil do município, exigindo um levantamento preciso das famílias desabrigadas, com seus nomes, contatos e locais de abrigo, além de garantir que os serviços essenciais como saúde, alimentação e energia sejam fornecidos. A promotoria também solicitou um mapeamento das áreas que permanecem em risco e um cronograma para a retirada de moradores dessas zonas vulneráveis. A atualização das informações sobre as vítimas, tanto resgatadas quanto desaparecidas, deverá ocorrer a cada 24 horas.

Com as primeiras medidas em andamento, o MPAM continuará monitorando o caso. Após o cumprimento das exigências, o inquérito civil será revisado para definir novas deliberações e garantir que as responsabilidades pelo desabamento sejam devidamente apuradas.

Inspeção in loco

O Ministério Público esteve presente no local do acidente e contactou os órgãos competentes para fiscalizar e coletar informações sobre as circunstâncias do deslizamento. Durante a visita, a promotoria de justiça orientou os familiares das vítimas a registrarem boletins de ocorrência referentes aos parentes desaparecidos, visando garantir que todas as informações sejam documentadas e que as buscas possam ser organizadas de forma eficaz.

A responsabilidade pelo Porto da Terra Preta é do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT), que se comprometeu a emitir um relatório sobre o incidente. A perícia da polícia Civil também esteve no local e, assim como o Corpo de Bombeiros, realizará uma análise detalhada para elucidar as causas do deslizamento. Esses relatórios serão essenciais para a investigação em andamento e poderão embasar ações futuras do Ministério Público.

Entenda o acidente

O deslizamento de terra ocorrido na última segunda-feira, em Manacapuru, no local conhecido como “Porto da Terra Preta”, provocou o desmoronamento de toda a estrutura portuária. Relatos indicam que o chão sob o porto apresentou rachaduras e, após algum tempo, cedeu, resultando no colapso da estrutura. O desmoronamento atingiu flutuantes que estavam logo abaixo, arrastando-os para dentro do rio, juntamente com as pessoas que se encontravam no local, gerando uma tragédia que mobiliza as autoridades para o resgate e atendimento das vítimas.

Há indícios de que a área onde foi construído o porto tenha passado por um processo de aterragem não natural, o que PODE ter contribuído para o deslizamento. Dias antes do acidente, rachaduras no solo já haviam sido observadas. Entre as vítimas, algumas foram resgatadas e hospitalizadas; no entanto, outras permanecem desaparecidas, e as equipes de resgate continuam as buscas na região.

Texto: Victor LemosFoto: Mauro Neto/SECOM

   

Tags:AcidentesBombeirosEstado do AmazonasManacapuruPolíciaPolícia Civil
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MP Eleitoral orienta forças policiais, candidatos e partidos sobre crimes eleitorais às vésperas das eleições, em São Paulo de Olivença e Amaturá
Próximo artigo Leda Mara Albuquerque será empossada como procuradora-geral de Justiça na próxima terça (15), na sede do MPAM

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 meses atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 meses atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 meses atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 meses atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 meses atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 meses atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 meses atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 meses atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 meses atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 meses atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 meses atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 meses atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?