Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
  • Você está aqui:  
  • Home

    >

  • Notícias Portal

    >

  • MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

Criado: Quinta, 07 Novembro 2024 16:17

acordo infração transito tefé d5f15

Município terá 120 dias para implementar o serviço e garantir seu funcionamento adequado

A ausência de um serviço para contestação de multas de trânsito motivou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a prefeitura de Tefé a assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para implementar uma Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) no município. O acordo, assinado pelo promotor de justiça Thiago de Melo Roberto Freire, titular da 1ª Promotoria de justiça de Tefé, busca garantir que a população local tenha acesso a um serviço eficiente para recorrer às penalidades de trânsito.

A JARI é responsável por avaliar e julgar recursos de infrações de trânsito e integra o Sistema Nacional de Trânsito, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em municípios onde esse serviço ainda não existe, como em Tefé, cidadãos que desejam contestar multas de trânsito enfrentam dificuldades, sendo obrigados a recorrer a outras cidades para resolver esses processos.

De acordo com o promotor Thiago Freire, o TAC é fruto de um procedimento que tramitou por longo período, apurando irregularidades na fiscalização de trânsito e é um passo fundamental para que o município cumpra suas obrigações no gerenciamento do trânsito local e ofereça aos cidadãos a possibilidade de questionar, de forma administrativa, as penalidades recebidas. “A sociedade se sagra como a maior beneficiada, pois o acordo viabiliza uma fiscalização de trânsito mais efetiva, visando um sistema viário mais organizado e seguro”, destacou.

Conforme as cláusulas do acordo, a prefeitura de Tefé terá 120 dias para estruturar e implementar o serviço de JARI e garantir seu funcionamento adequado. Além disso, foi determinado que a administração municipal assine um convênio com os Correios e realize treinamentos com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para preparar a equipe envolvida no prazo de até 365 dias.

Penalidades

O MPAM acompanhará a implementação da JARI e, caso o município não cumpra os prazos e obrigações assumidas, será aplicada multa diária. A prefeitura de Tefé será responsável pelo financiamento total do serviço, com o Ministério Público responsável pela fiscalização.

Texto: Poliany RodriguesFoto: Freepik

   

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 337 vagas de emprego nesta segunda-feira
Próximo artigo Atletas brilham na Copa Pacífico de Natação com apoio da prefeitura

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

8 horas atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

9 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

11 horas atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

11 horas atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

1 dia atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

1 dia atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

1 dia atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

1 dia atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

2 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

2 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

2 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

2 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?