Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MP do Amazonas celebra entrega do “Relógio da Paz” à Escola Estadual Tiradentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > MP do Amazonas celebra entrega do “Relógio da Paz” à Escola Estadual Tiradentes
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

MP do Amazonas celebra entrega do “Relógio da Paz” à Escola Estadual Tiradentes

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Criado: Segunda, 21 Outubro 2024 15:38

Solenidade marca a posse da nova coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público, a promotora de justiça Yara Marinho

Na manhã desta segunda-feira (21/10), a escola Estadual Tiradentes, na zona sul de Manaus, recebeu do Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), o “Relógio da Paz” — símbolo da promoção da cultura de paz e da resolução de conflitos de forma construtiva. O evento também marcou a posse da nova coordenadora do Nupa, a promotora de justiça Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula.

A cerimônia iniciou com a inauguração oficial do “Relógio da Paz”, seguida de uma solenidade na quadra da escola, onde professores, gestores e alunos acompanharam o discurso das autoridades. Em sua fala, a coordenadora destacou a importância do relógio como um marco na promoção de uma nova consciência, voltada para a paz e o diálogo. “Esse relógio vai marcar o início de um NOVO tempo, onde todos vamos dizer juntos: não à violência”, declarou a promotora Yara Marinho, emocionada.

Para a procuradora-geral de justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, o projeto é fundamental e reforça o papel do Ministério Público na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. “Estou feliz por estar aqui, dialogando com a sociedade e vendo esse trabalho tão importante ser implementado nas escolas. Isso começou lá atrás e hoje colhemos os frutos, com mais de 13 projetos institucionais implementados pelo Nupa”, declarou a procuradora-geral, relembrando sua primeira gestão frente ao MPAM, quando o núcleo foi implementado.

Além da entrega simbólica do “Relógio da Paz”, o evento foi também uma oportunidade para a ex-coordenadora do Nupa, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Mendonça, fazer um balanço de sua gestão à frente do projeto. Ela destacou a importância de iniciativas como essa na transformação do ambiente escolar e na promoção de uma convivência mais pacífica. “Nós, enquanto Ministério Público, somos agentes multiplicadores. Já estamos realizando exatamente o escopo de pensar lá na frente”, descreveu, emocionada.

Para a secretária de educação do Estado, Arlete Mendonça, a parceria do Ministério Público com as escolas é fundamental para o bem-estar dos estudantes, da população e da sociedade, “porque nós sabemos que o Ministério Público é o guardião da sociedade”.

O evento ainda contou com a presença da procuradora de justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa do Patrimônio Público, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Consumidor (CAO-PDC), e do promotor de justiça Marcelo Pinto Ribeiro, da 59ª Promotoria de justiça Especializada na Proteção e defesa dos direitos Humanos à educação (Prodhed).

Significado

O “Relógio da Paz” será integrado às atividades diárias da escola Tiradentes, com o objetivo de promover a resolução de conflitos e o desenvolvimento de práticas interpessoais entre os alunos. Este é o primeiro de muitos que serão instalados em outras instituições de ensino do Estado, como parte do programa “escola em Paz”, que visa transformar o ambiente escolar em um espaço de respeito e diálogo.

Com a posse da promotora de justiça Yara Marinho como nova coordenadora do Nupa, a expectativa é de que o trabalho desenvolvido até aqui seja ampliado, levando adiante a missão de consolidar a cultura de paz nas escolas do Amazonas.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Hirailton Gomes

   

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Roberto Cidade é autor de Lei que prevê a inclusão de pessoas com nanismo nas diversas áreas da sociedade
Próximo artigo Teatro Gebes Medeiros recebe espetáculo Saber Selvagem, de Adelson Santos, no domingo

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

2 horas atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

14 horas atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

21 horas atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

22 horas atrás

Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025

1 dia atrás

Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas

1 dia atrás

Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos

2 dias atrás

Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro

5 dias atrás

Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus

5 dias atrás

Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo

5 dias atrás

Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos

5 dias atrás

FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade

6 dias atrás
Balizadores garantem segurança no Passeio do Mindu
Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus
Cirandas de Manacapuru: Preserve cultura e natureza
Oficiais de saúde da Polícia Militar fortalecem atendimento
Carretas da Saúde: Atendimento na Zona Leste
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?