Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Motta recebe a princesa do Japão e ressalta parceria entre os dois países
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Motta recebe a princesa do Japão e ressalta parceria entre os dois países
Nacional

Motta recebe a princesa do Japão e ressalta parceria entre os dois países

6 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

11/06/2025 – 11:21  

YouTube

A princesa Kako de Akishino e o presidente Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu a princesa Kako de Akishino, do Japão, para homenagem no Plenário pelos 130 anos do Tratado Brasil-Japão e pelos 117 anos da imigração japonesa no Brasil.

Para Motta, os japoneses que vivem no país contribuem para o mosaico cultural brasileiro. “A presença japonesa no Brasil trouxe avanços na agricultura e na indústria, e enriqueceu nossa sociedade com disciplina, respeito e perseverança”, disse o presidente.

Hoje o Brasil abriga aproximadamente 2 milhões de nipodescendentes, a maior comunidade do mundo. Já no Japão, residem cerca de 200 mil brasileiros.

O Japão e o Brasil também têm vários projetos e parcerias como o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, a Albras – Alumínio Brasileiro (NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd.) e a Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira S.A.

Relações bilaterais
A princesa Kako de Akishino agradeceu o acolhimento e reafirmou a importância da relação bilateral entre os dois países. Ela lembrou que os parlamentos do Japão e do Brasil mantêm grupos parlamentares de intercâmbio para fortalecer os laços entre as duas nações.

“Gostaria de manifestar meu profundo agradecimento ao povo que acolhe com carinho o povo japonês e seus descendentes. E os brasileiros no Japão estão atuando em diversos campos da sociedade. Os esforços dos japoneses que vieram e dos brasileiros que foram para o Japão estão aprofundando as relações bilaterais de amizade”, discursou a princesa.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus anuncia associação contemplada para capacitação no turismo de base comunitária
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza seminário sobre ‘Políticas Públicas para a Cultura’ e inicia escuta com o setor artístico

Mais notícias desta categoria

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

20 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

22 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

22 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

23 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proibição de uso de animais em testes de cosméticos

23 horas atrás

Retrospectiva 2025: Lei de Incentivo ao Esporte tornou-se política permanente

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: deputados aprovaram isenção de IPVA e despacho gratuito de mala

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proposta que altera licenciamento ambiental

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara

1 dia atrás
Comissão aprova incentivo à construção de cisternas em áreas sem saneamento
Comissão de Educação aprova projeto para combater violência contra meninas nas escolas
Comissão Mista aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas
Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde
Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?