Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Motta diz estar confiante na aprovação do marco legal do combate ao crime organizado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Motta diz estar confiante na aprovação do marco legal do combate ao crime organizado
Nacional

Motta diz estar confiante na aprovação do marco legal do combate ao crime organizado

1 mês atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

17/11/2025 – 16:26  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Hugo Motta: texto está sendo discutido pelo relator com líderes, governo e forças de segurança

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a votação do marco legal do combate ao crime organizado (PL 5582/25) será a a mais importante do ano. Motta disse estar confiante na aprovação do texto amanhã no Plenário. Ele participou de entrevista no canal CNN nesta segunda-feira (17).

Segundo o presidente da Câmara, o texto está sendo discutido entre o relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), os líderes partidários, governo e representantes das forças de segurança para que se chegue a um consenso. Uma quarta versão do parecer de Derrite foi apresentado aos parlamentares.

“Não me preocupo com as narrativas de que já está na quarta versão, mas é claro que, dialogando com o governo e com a sociedade, vamos construir este texto até o dia de amanhã”, disse Motta.

Aumento de penas
Para Motta, o importante é que a Câmara vai endurecer as penas e dar as ferramentas para que as forças de segurança e o Judiciário sejam mais firmes no combate ao crime organizado.

“O escopo central que está mantido, que é o aumento de penas para quem participa de organizações criminosas, para crimes de domínios de territórios e obstrução de vias”, defendeu.

polícia Federal
Hugo Motta reafirmou que não haverá nenhuma redução das atribuições da polícia Federal nem se discutirá a Lei Antiterrorismo.

O presidente destacou que a escolha de Derrite para relatar a proposta foi uma decisão técnica. Motta disse que é a sociedade brasileira que cobra dos parlamentares a resposta para melhorar a segurança pública no País porque não aguenta ver o crime tomar conta das cidades.

“Ele [Derrite] é aquele deputado que está mais ligado ao enfrentamento do crime organizado, ele sabe o que precisa melhorar para se possibilitar esse enfrentamento. A preocupação da Câmara é ter a legislação mais moderna, mais eficiente e mais dura possível no combate ao crime organizado. Queremos melhorar a proposta do governo”, reforçou Motta.

Anistia
O presidente da Câmara disse que ainda não tem data para votar o texto que concede anistia aos condenados por golpe de Estado. Ele afirmou que aguarda a apresentação da proposta do relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), aos líderes partidários.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova indenização para comissionados do Senado exonerados sem justa causa
Próximo artigo Lei cria Dia Nacional das Meninas e muda data do Dia Nacional da Mulher

Mais notícias desta categoria

Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral

2 dias atrás

Comissão aprova proibição do uso de constelação familiar no Judiciário

2 dias atrás

Comissão aprova permissão para tráfego de trator em acostamento de rodovia

2 dias atrás

Comissão aprova acesso facilitado de vítima de violência doméstica a histórico criminal de agressor

2 dias atrás

Nova lei reorganiza a carreira da polícia do Poder Judiciário

2 dias atrás

Lei reconhece Ilhéus, na Bahia, como Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate

2 dias atrás

Nova lei amplia coleta de DNA na identificação criminal

2 dias atrás

Sancionada com vetos lei que reajusta salários de servidores do Judiciário

2 dias atrás

Comissão de Segurança aprova porte de arma para defensores públicos

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

3 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

3 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

3 dias atrás
Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS
Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis
Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia
Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara
Comissão aprova uso de pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?