Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Motta: chegou o momento de enfrentar o debate de um novo modelo de Estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Motta: chegou o momento de enfrentar o debate de um novo modelo de Estado
Nacional

Motta: chegou o momento de enfrentar o debate de um novo modelo de Estado

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

07/06/2025 – 11:19  

Reprodução YouTube

Motta: “Precisamos fazer agora o que foi adiado por tempo demais”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não há mais como adiar o debate sobre o modelo de Estado brasileiro. Segundo ele, as pautas da reforma administrativa, da revisão das isenções fiscais e dos gastos públicos são urgentes. Ele disse também que é preciso coragem para entender que a política começa no orçamento público e que a responsabilidade fiscal deve ser um compromisso de todos.

Hugo Motta participou de evento promovido pelo Grupo Esfera Brasil neste sábado (7), em São Paulo.

“Chegamos a um ponto de inflexão e estamos numa encruzilhada: o Brasil não PODE mais adiar o inadiável, precisa enfrentar o inadiável. Temos bases fortes e instituições consolidadas e estamos carregando um fardo e aprisionados, presos a um modelo de Estado que entrega pouco, cobra mais de quem produz, uma máquina pública que engorda, enquanto o cidadão emagrece”, disse ele.

“O atual modelo de Estado virou uma espécie de grande costureira: a cada crise, é uma remenda no cobertor e, se nada for feito, essa costureira morre e leva o país junto. Temos um modelo que transfere angústias para o futuro, e isso é ineficiência e injustiça, porque a conta cai no colo do mais fraco. Não é razoável que o Estado siga aumentando a própria barriga”, prosseguiu.

Durante o evento, o grupo Esfera Brasil lançou o movimento “É da Nossa Conta”, em defesa de um Estado menor e mais eficiente. Para Motta, a ideia é bem-vinda e necessária.

“Se queremos um Brasil justo e sustentável, precisamos fazer agora o que foi adiado por tempo demais: isso exige liderança para construir, para reconciliar o país com a verdade. O tempo da coragem chegou, é da nossa conta organizar o presente, é da nossa conta preparar o futuro, e o futuro começa agora. Vamos organizar agora e fazer o país decolar para o futuro”, defendeu o presidente.

reforma administrativa
Para Motta, não há saída para a falta de eficiência da máquina pública se não for a partir de uma reforma administrativa. Ele destacou que criou um grupo de trabalho para debater o tema e que em 40 dias uma proposta vai estar pronta para ser debatida pela sociedade.

“Uma proposta que traga inovações tecnológicas, que são usadas por empresas, adaptadas ao serviço público. Adotar a meritocracia no serviço público e modernizar o Estado. Essa é a principal missão da reforma administrativa que queremos. Também estamos colocando na mesa um corte nas isenções fiscais que ao longo do tempo foram dadas no nosso país, que chegam a um número não mais possível de ser suportado”, disse.

Motta lembrou que neste domingo (8) será realizada uma reunião de líderes para que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente as propostas estruturantes do governo para um maior equilíbrio fiscal. Segundo o presidente da Câmara, trata-se de uma oportunidade única e uma responsabilidade de todos para assumir essa pauta.

“É hora de abandonar a lógica da acomodação e abraçar a da inovação, é essa escolha que está diante de nós. Temos a responsabilidade de fazer essa escolha, o que está em jogo não é um número na planilha, é a liberdade do país de decidir seu rumo”, afirmou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza festa junina ‘Respeito Não Tem Idade’ em alusão ao ‘Junho Violeta’
Próximo artigo Prefeito David Almeida participa de homenagem ao ministro do STF, André Mendonça, durante Assembleia Geral da Ieadam

Mais notícias desta categoria

MP também prevê regras para a Licença por Adesão e Compromisso (LAC)

6 horas atrás

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

8 horas atrás

Motta defende aperfeiçoamento do ambiente regulatório no país

9 horas atrás

Presidente do Inep descarta qualquer irregularidade no Enem deste ano

9 horas atrás

Relator recomenda manutenção do mandato de Carla Zambelli; decisão é adiada

10 horas atrás

Entra em vigor lei que garante cargos no MEC e recursos para segurança do DF

10 horas atrás

Medida provisória reajusta remuneração das polícias Civil e Militar e dos bombeiros do DF

11 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento aprova R$ 12,5 bilhões em créditos ao Orçamento de 2025

11 horas atrás

Auxílio Gás do Povo é tema de audiência pública nesta quarta-feira

11 horas atrás

Comissão especial debate interfaces entre neurociência e transtorno do espectro autista

11 horas atrás

Judicialização da saúde consome R$ 1,84 bilhão com dez medicamentos mais caros

11 horas atrás

Especialistas defendem informação e ampliação da anestesia como medidas para reduzir cesarianas

11 horas atrás
Comissão aprova exigência de aval da Defesa Civil para ligação de água e luz em área de risco
Comissão aprova incentivo a projetos da sociedade civil voltados para idosos
Comissão de Orçamento discute obras e serviços de engenharia com indícios de irregularidades
Comissão aprova uso do Fundo Garantidor de Operações para garantir crédito do Pronaf
Comissão de Saúde debate reajuste da tabela do SUS para diálise
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?