Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade
Governo do Amazonas

Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A estrutura foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, com investimento de R$2,2 milhões na instalação de 915 pontos de LED na localidade

FOTOS: Mauro Neto/SECOM

Segurança, impulso à economia local e incentivo à prática de exercícios físicos são alguns dos impactos positivos da nova iluminação de LED, destacados por moradores do município de Anori (a 195 quilômetros de Manaus). A estrutura foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, na sexta-feira (22/08), por meio do programa Ilumina+ Amazonas, com investimento de R$2,2 milhões na instalação de 915 pontos de LED na localidade.

Para o autônomo Mário Sales, de 52 anos, além de proporcionar mais segurança tanto para pedestres quanto para o trânsito de Anori, a nova iluminação pública de LED também incentivou a população a praticar atividades físicas, tendo em vista o desenvolvimento urbano garantido pelo Estado.

“Sabemos que a parte da iluminação ajuda também na segurança. Está iluminando todas as ruas de todos os bairros. Isso é muito bom. É uma grande melhoria para o município. Melhorou bastante, o pessoal tem dado mais caminhadas, tem incentivado mais a população a ir para rua. Para as motos e para os carros ficou bem melhor também”, destacou Mário Sales.

FOTO: Mauro Neto/SECOM

Os serviços de implantação de LED em Anori foram executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O comerciante Leandro Monteiro, de 36 anos, também atesta que a nova iluminação garante a presença de mais pessoas nos espaços públicos de Anori e, consequentemente, impulsiona a economia local, por meio do aumento no fluxo de compra e venda em estabelecimentos comerciais.

FOTO: Mauro Neto/SECOM

“Trouxe mais segurança. Aqui as pessoas caminham e ficou muito legal, mais claro. Está melhorando cada vez mais. Está melhor do que antes. Está ótima a iluminação. No horário que for, nós vamos e está tudo iluminado”, declarou o morador de Anori.

Ilumina+ Amazonas

O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as luminárias antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas no interior. A tecnologia LED, reconhecida pelo baixo consumo, tem alta durabilidade, mais luminosidade e menor impacto ambiental. A economia PODE chegar a 60% no consumo de energia, reduzindo a conta de luz das prefeituras e elevando a qualidade dos espaços urbanos.

FOTOS: Mauro Neto/SECOM

O programa já alcançou 57 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, implantando, até o momento, mais de 102,4 mil pontos de LED. A meta do Governo do Estado é modernizar o sistema de iluminação pública dos 61 municípios e tornar o Amazonas o primeiro estado do país a atingir 100% da iluminação pública com LED no interior.

O post Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sedurb destaca importância da Abes-AM e reafirma parceria durante posse da nova diretoria
Próximo artigo Fiscalização do Detran-AM auxilia PC-AM na apreensão 580 tabletes de entorpecentes durante ação na zona centro-oeste

Mais notícias desta categoria

Últimos dias para inscrições no Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

1 hora atrás

Campanha ‘Faça a Conta. Use GNV’ encerra inscrições

2 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de dois homens que desapareceram em Manaus

2 horas atrás

FVS-RCP apresenta estudo sobre desnutrição infantil e mortalidade

20 horas atrás

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva o aprendizado sobre aquicultura e sustentabilidade, em Presidente Figueiredo

20 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul recebe a certificação internacional Great Place to Work

20 horas atrás

Sine Amazonas divulga 202 vagas de emprego para esta quinta-feira

20 horas atrás

EEAE Mayara Redman celebra 20 anos de atendimento especializado a estudantes da educação especial

21 horas atrás

Balé Folclórico do Amazonas une educação e cultura amazônica na 3ª Edição da Temporada da Criança

21 horas atrás

Humanização do sistema: Seap e TJAM lançam projeto Justiça Restaurativa

22 horas atrás

Com a chegada das chuvas, FVS-RCP reforça medidas contra arboviroses

23 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu em Manacapuru

24 horas atrás
UEA encerra Provas do Vestibular e SIS com balanço positivo e clima de tranquilidade em todo o Amazonas
Cigás inicia nova frente de obras na avenida José Henrique Bentes, no bairro Monte das Oliveiras
Sine Amazonas divulga 102 vagas de emprego para esta quarta-feira
Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas
Governo do Amazonas realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?