Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Modelo de consulta pública híbrida usada no Prosamin+ será compartilhado com outros programas do BID
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Modelo de consulta pública híbrida usada no Prosamin+ será compartilhado com outros programas do BID
Governo do Estado

Modelo de consulta pública híbrida usada no Prosamin+ será compartilhado com outros programas do BID

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 4 de fevereiro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

A apresentação será no dia 15 de março.FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas irá compartilhar o modelo híbrido de consulta pública adotado pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) com outros projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. A apresentação será no dia 15 de março, em reunião convocada pelos técnicos do banco para propiciar a troca de experiência entre os programas que têm a parceria do BID no país.
Há 54 minutos
Por Agência Amazonas

Apresentação será no dia 15 de março, em reunião para troca de experiência entre programas com parceria da instituição no país

Por conta da pandemia de Covid-19, a participação presencial foi limitada a instituições como a Defensoria Pública, empresas, órgãos públicos e aos membros do Grupo de Apoio Local (GAL), formado por líderes comunitários que representam as áreas de abrangência do programa.

Realizada em julho do ano passado, a consulta pública para tratar dos temas socioambientais e de reassentamento do Prosamin+ aconteceu nas formas virtual e presencial. Os eventos foram transmitidos ao vivo por meio das páginas oficiais do governo, e quem desejasse participar podia realizar suas perguntas por meio de comentários nas redes sociais, como também acessar os links para fazer perguntas e propor sugestões pelo site www.consultasociedadeprosamin.am.gov.br, criado especificamente para essa finalidade.

As ações incluíram a contratação de carros de som para percorrer as áreas de abrangência do programa, anunciando e convocando a população; a distribuição de flyers e cartazes com QR Code, feita por técnicos da UGPE nas áreas previstas de intervenção do Prosamin+, direcionando a população para o site das consultas; e a contratação de ônibus para a locomoção dos moradores que participaram presencialmente das consultas.

Em busca de garantir a participação da sociedade nas consultas, a comunicação da UGPE criou uma série de produtos voltados para a divulgar e facilitar a participação das pessoas que porventura tivessem dificuldade com o uso de computadores.

“Nós apresentamos o projeto com os estudos feitos para a área e convidamos a comunidade do entorno, órgãos de controle, empresas, órgãos públicos e outras instituições de interesse para conhecer e discutir as ideias e ouvir suas propostas, com a possibilidade de serem incorporadas, caso aprovadas pelo BID”, contou Marcellus.

Ferramenta 

A consulta pública é a ferramenta que possibilita o diálogo com a sociedade nas discussões que envolvem o interesse coletivo. FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEDe acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a consulta pública é a ferramenta que possibilita o diálogo com a sociedade nas discussões que envolvem o interesse coletivo, garantindo total transparência aos atos. Além de preceito legal, ele explica, é uma orientação permanente do Governador Wilson Lima.

A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, destaca que as reuniões dos técnicos do BID acontecem há cerca de dois anos, sendo realizadas uma vez por mês, e envolvem responsáveis por projetos financiados nas regiões Sul e Nordeste, tendo o Amazonas como único convidado do Norte, devido à rica experiência adquirida em quase 15 anos do programa. Entre as cidades participantes estão Niterói (RJ), São Paulo (SP), João Pessoa (PB) e Salvador (BA).

O resultado foi apresentado ao BID, tendo sido feita também a devolutiva aos participantes com a publicação do relatório final no site da  www.ugpe.am.gov.br, onde constam ainda os Planos de Reassentamento e de Gestão Ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental (EIAS) e o Relatório do Plano das Consultas Públicas.

“É uma reunião para troca de experiências exitosas na qual tratamos de temas variados que envolvem os projetos do BID, na linha do Prosamin+, como por exemplo o trabalho social, as soluções de reassentamento, como impedir novas invasões, modelos de avaliação aplicados nos programas, ferramentas tecnológicas para o controle das áreas. Enfim, tudo o que pode ser compartilhado de experiências exitosas e que podem ser reproduzidas”, conta.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?