Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Mobilização contra abandono escolar da Secretaria de Educação quer trazer 3 mil alunos de volta à escola
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Mobilização contra abandono escolar da Secretaria de Educação quer trazer 3 mil alunos de volta à escola
Gestão Estadual

Mobilização contra abandono escolar da Secretaria de Educação quer trazer 3 mil alunos de volta à escola

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 11 de agosto de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

O Projeto está inserido no Programa Busca Ativa Escolar, que foi criado durante a pandemia da Covid-19

Foto: Eduardo Cavalcante / SeducCom objetivo de reduzir o abandono escolar, a Secretaria de Estado Educação e Desporto realiza ao longo desta semana a ‘Mobilização do Projeto Permanecer’. A ação acontece em todas as escolas da rede estadual na capital e no interior do estado, com palestras, rodas de conversa, apoio psicológico, psicossocial e acompanhamento do conselho tutelar.

O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar, principalmente os estudantes, especificamente aqueles que estão infrequentes. O contato é feito diretamente com os responsáveis dos estudantes, onde é identificado a causa do possível abandono escolar. Em seguida, a equipe trabalha em conjunto com as escolas para um plano de ação que visa intervir na infrequência desses estudantes.

Na Escola Estadual Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus, cerca de 140 estudantes já foram alcançados pela iniciativa. A gestora da unidade de ensino, Jeane Hidalgo, ressalta os resultados que já vem acontecendo na escola. “Eu sei que essa grande mobilização e o corpo a corpo com a família faz com que esses alunos retornem à escola, por isso é tão importante que atividades de sensibilização continuem acontecendo”, frisa.

Richard da Silva, de 16 anos, cursa o 9º ano e é um dos estudantes que retornou a sala de aula após o trabalho de busca feito pela escola. Ele destaca a importância da educação e do projeto para seu crescimento. “Eu tô me adaptando mais às aulas, às matérias e à escola. Esses dias de mobilização tem sido muito bom, eu tive a oportunidade de aprender muitas coisas” aponta.

As mobilizações contra o abandono escolar foram intensificadas com o retorno das aulas presenciais no período pandêmico da Covid-19. A Secretaria de Educação criou o Busca Ativa para que os estudantes em potencial abandono escolar fossem acompanhados e pudessem retornar à educação escolar, participando, inclusive, de aulas de recuperação de aprendizagem pelo tempo que estiveram ausentes.

Fotos: Eduardo Cavalcante / SeducResultados

Em 2020, a Secretaria de Educação mapeou 45 mil alunos em situação de potencial abandono escolar, somente em Manaus. Desse total, o programa de busca resgatou 73%, equivalente a 33 mil alunos. Em 2021, o Busca Ativa se estendeu para as cidades do interior e foram verificados 150 mil alunos em situação de infrequência e potencial abandono escolar na capital e interior. Com o programa foi possível obter o resgate de 72% desses alunos na capital e 61% no interior.

Neste ano, as atividades do programa seguem em andamento com resultados positivos, visto que no primeiro semestre apenas 3 mil alunos ainda não retornaram às aulas. Com as ações, o objetivo é que esses alunos sejam alcançados e retornem à sala de aula.
O post Mobilização contra abandono escolar da Secretaria de Educação quer trazer 3 mil alunos de volta à escola

Tags:AmazonasEducaçãoGovernador do EstadoGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausmancheteWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por ameaça, perseguição e violência psicológica contra ex-companheira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sefaz promove seminário para fortalecer o diálogo com contribuintes e esclarecer dúvidas sobre legislações fiscais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Cigás avança com obras na avenida Cosme Ferreira e Estrada UTM 2, na Colônia Antônio Aleixo

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projeto Cine Circo exibe curtas e palhaçaria nesta sexta-feira no Parque Rio Negro

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?