Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: MMA lança programa de integridade institucional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > MMA lança programa de integridade institucional
BrasilMeio Ambiente

MMA lança programa de integridade institucional

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O MMA lançou nesta quinta-feira (11/1) o Programa Ambiente Íntegro, iniciativa que reforçará o compromisso com a ética, o respeito e a transparência nas atividades institucionais. A ministra Marina Silva e o ministro da Controladoria-Geral da UNIÃO (GCU), Vinícius Marques de Carvalho, participaram da cerimônia no auditório do ministério, em Brasília. O programa representa “um passo essencial ao definir objetivos sólidos para fortalecer a integridade no ministério”, discursou Marina. Para implementá-lo, o MMA lançou também o Plano de Integridade para o biênio 2025-2027, com 47 objetivos divididos em seis eixos: treinamento e desenvolvimento, governança, promoção da ética, transparência pública, monitoramento e comunicação. 
Medidas concretas e estratégias bem definidas, afirmou Marina, fortalecem o comprometimento com um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, além de prevenir a corrupção e fomentar a transparência. A integridade, disse a ministra, exige uma democracia fortalecida: “é impossível ter uma política pública de integridade em um ambiente autoritário”, completou. 
O ministro Carvalho defendeu a importância de investimentos cada vez maiores em integridade. Além do foco no combate à fraude e à corrupção, desde 2023 as ações tratam também do respeito a direitos, valores e à diversidade e da responsabilidade das organizações públicas de fazer entregas melhores para a sociedade. 
“Para que uma instituição seja íntegra é preciso muito mais que não ser corrupta”, disse Carvalho. “A legitimidade da nossa atuação depende de conseguirmos consolidar nossa relação de confiança com a sociedade. Para isso, precisamos contaminar a sociedade com uma vontade de acompanhar, controlar e estabelecer relações com o governo nas quais o cidadão se veja refletido, com seus anseios, dúvidas e aspirações.”
O ministro afirmou que as iniciativas do MMA buscam a criação de um ambiente institucional livre de discriminações e assédios e promovem maior integração entre as instâncias de integridade e de governança. O programa também fortalece os mecanismos de monitoramento e gestão de consequências, completou. 
Participaram também do painel de lançamento o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, e a ouvidora-geral da UNIÃO substituta, Simone Gama. Completaram a mesa Michele Sato, representante da Comissão de Ética do MMA, e Karin Webster, corregedora-geral do ministério. O programa foi apresentado pelo chefe da Assessoria Especial de controle interno do MMA, Humberto Luciano Schloegl.
Os presidentes do IBAMA, Rodrigo Agostinho, do ICMBio, Mauro Pires, e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman, acompanharam a cerimônia. Os secretários nacionais do MMA Adalberto Maluf (Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental), Ana Toni (Mudança do Clima), Carina Pimenta (Bioeconomia) e Rita Mesquita (Biodiversidade) também participaram. 
O Programa Ambiente Íntegro busca prevenir, detectar e corrigir práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e outras condutas antiéticas que possam afetar a confiança, credibilidade e reputação institucional do ministério. Os objetivos incluem a disseminação de práticas inclusivas e combate ao assédio, incentivos ao comportamento ético, capacitação de agentes públicos e monitoramento dos riscos de integridade. 
Já o Plano de Integridade determina normas, procedimentos e responsabilidades, entre outras ações, que as unidades devem implementar. As iniciativas incluem medidas de conscientização, produção de avaliações, implementação de programas e elaboração de um planejamento estratégico, por exemplo. 
A ministra Marina anunciou ainda a criação do Comitê Permanente de Gestão da Integridade no MMA, composto por representantes das unidades responsáveis pela integridade, transparência e acesso à informação do ministério. 
Também foi lançada a REDE de Integridade do MMA, que reúne as unidades com função de integridade do ministério e vinculadas. A REDE busca promover a integração entre os órgãos, compartilhar boas práticas e coordenar treinamentos para fortalecer as ações.
 
Acesse aqui a portaria GM/MMA nº 896, que institui o Programa e o Plano de Integridade do MMA.Acesse aqui a portaria GM/MMA nº 881, que institui o Comitê Permanente de Gestão da Integridade e a REDE de Integridade.
 
Assessoria de Comunicação do [email protected](61) 2028-1227/1051

Tags:meio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto torna obrigatória a vacinação de cães e gatos contra raiva e leptospirose
Próximo artigo Roberto Cidade sancionou 27 leis enquanto esteve como governador em exercício do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

9 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

9 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás
MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM
Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho
Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins
Em Iranduba, MPAM instaura procedimento administrativo para acompanhar políticas públicas destinadas a crianças da primeira infância
MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?