Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: MMA e MPA renovam moratória da pesca da piracatinga no país
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > MMA e MPA renovam moratória da pesca da piracatinga no país
BrasilMeio Ambiente

MMA e MPA renovam moratória da pesca da piracatinga no país

Por biblia
Última atualização: 3 de julho de 2023
2 Min Lidos
Compartilhar

Os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Pesca e Aquicultura (MPA) publicaram nesta segunda-feira (3/7) a Portaria Interministerial nº 04, que renova a moratória da pesca da piracatinga (Calophysus macropterus) no país. A decisão proíbe a pesca, a retenção, o desembarque, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e a comercialização da espécie, também conhecida como, pintadinha, douradinha e urubu d’água.A moratória da pesca existe desde 2015 e expirou neste domingo, 2/7. Foi estabelecida em razão de uma prática associada à pesca da piracatinga: o abate ilegal do boto-cor-de-rosa (ou vermelho), ameaçado de extinção, que é usado como isca para capturar a piracatinga. Outras espécies usadas como isca são o boto tucuxi, a jacaretinga e o jacaré-açu, maior jacaré brasileiro.
A portaria vai permitir a avaliação de medidas que possam garantir a sustentabilidade desta pesca e poderá ser reavaliada em até três anos. Caso não haja informações científicas suficientes, o princípio da precaução será aplicado, mantendo-se a proibição. A portaria também estabelece que a captura pode ser permitida apenas para fins de pesquisa científica, desde que devidamente autorizada pelo órgão ambiental competente, e a pesca de subsistência, com limite de 5 kg exclusivamente para alimentação do pescador e sua família.
O governo federal criará um fórum com representantes do setor pesqueiro, da sociedade e da academia para acompanhar e avaliar as ações relacionadas à moratória.
Durante o período de proibição, os dois ministérios irão definir e implementar ações para garantir a efetividade das medidas estabelecidas na portaria.
Responsáveis pela gestão compartilhada da pesca, as duas pastas comprometem-se a avançar nas tratativas para fortalecer as cadeias produtivas da pesca não só na Amazônia, mas em todo o país, abrangendo alternativas de renda que possam incluir o setor pesqueiro e o uso sustentável da biodiversidade, para promover uma agenda com ganhos ambientais, sociais e econômicos.

Tags:meio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeito David Almeida recebe visita do primeiro-secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Por
18 de novembro de 2024
Manaus

Sine Manaus oferta 313 vagas de emprego nesta terça-feira, 19/11

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

Por
18 de novembro de 2024
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeito David Almeida recepciona presidente norte-americano Joe Biden em Manaus e destaca a importância da visita

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?