Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ministro da Justiça diz que fraude bilionária no INSS será apurada “até as últimas consequências”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Ministro da Justiça diz que fraude bilionária no INSS será apurada “até as últimas consequências”
Nacional

Ministro da Justiça diz que fraude bilionária no INSS será apurada “até as últimas consequências”

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

29/04/2025 – 14:32  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Lewandowski: governo está empenhado em prender todos os responsáveis pelo crime

O ministro da justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta terça-feira (29) que o governo está empenhando em apurar a fraude que desviou R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em debate na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, ele afirmou que o caso será apurado “até as últimas consequências”.

“Nós não abrimos mão. Estamos mobilizando toda a polícia Federal [PF], todos os recursos que temos para colocar na prisão todos aqueles responsáveis por esses crimes hediondos”, disse Lewandowski.

A polícia Federal identificou que entidades de apoio a aposentados vinham cobrando mensalidades associativas sem autorização, descontando os valores diretamente dos benefícios do INSS. O ministro informou que a PF já realizou mais de 300 operações de busca e apreensão contra os dirigentes das entidades envolvidas.

Autonomia da PF
Durante a audiência, o deputado Sanderson (PL-RS) levantou dúvidas sobre a autonomia da polícia Federal para conduzir as investigações, lembrando que o órgão é subordinado ao Ministério da justiça. O parlamentar questionou se a instituição teria liberdade para seguir os trabalhos. “Precisamos saber se a polícia Federal vai continuar tendo essa autonomia que está tendo”, disse Sanderson.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Paulo Bilynskyj questionou o ministro sobre possível conflito de interesses na investigação

Outro ponto polêmico veio do presidente da comissão, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que mencionou um possível conflito de interesses, já que uma das entidades investigadas pela PF recebe assessoria jurídica de um escritório de advocacia que tem um dos filhos de Lewandowski como sócio. “É moral que vossa excelência seja a cabeça de uma investigação que tem o seu filho como advogado de uma dessas empresas?”, questionou.

Em resposta aos dois deputados, Lewandowski afirmou que, desde o seu primeiro dia à frente do ministério, procurou deixar clara a total autonomia da PF. “Eu só sou avisado das operações na manhã em que elas ocorrem e não quero saber dessas atividades”, disse. O ministro afirmou ainda que os advogados não podem ser confundidos com seus clientes.

Crítica à declaração
Os parlamentares também cobraram explicações sobre uma declaração dada por Lewandowski em março, na qual afirmou que “a polícia prende mal, e o Judiciário é obrigado a soltar”. O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) criticou a fala. “A polícia prende bem, juízes frouxos soltam”, declarou.

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Sargento Fahur criticou fala de Lewandowski sobre atuação da polícia

Lewandowski justificou que sua declaração foi feita no contexto de um debate sobre audiências de custódia, quando o juiz avalia a legalidade da prisão em flagrante. Segundo ele, nem sempre todas as informações sobre antecedentes criminais do detido são apresentadas ao magistrado, o que PODE levar à liberação de pessoas que têm delitos graves registrados em outros estados. “A frase foi tirada do contexto”, disse Lewandowski.

O debate na Comissão de Segurança Pública atende a requerimento de dez deputados de oposição ao governo: Sanderson; Sargento Fahur; Delegado Paulo Bilynskyj; Coronel Chrisóstomo (PL-RO); Marcos Pollon (PL-MS); Coronel Ulysses (UNIÃO-AC); Caroline de Toni (PL- SC); Messias Donato (Republicanos-ES); Cabo Gilberto Silva (PL-PB); e Zucco (PL-RS).

Debate prossegue à tarde
A audiência pública com o ministro Ricardo Lewandowski continuará à tarde, após um almoço que ele tem com a Frente Parlamentar Mista do empreendedorismo para tratar da PEC da Segurança Pública (PEC 18/25).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão do Esporte aprova proibição de propaganda de serviços sexuais nos estádios
Próximo artigo Comissão aprova projeto que cria o “Pix Pensão” para facilitar pagamento de pensão alimentícia

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

5 dias atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

5 dias atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

1 semana atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

1 semana atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

1 semana atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

1 semana atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

2 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

2 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

2 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

2 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

2 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

2 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?