Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ministério Público recomenda à prefeitura e secretarias municipais de Ipixuna ações urgentes contra efeitos da estiagem
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ministério Público recomenda à prefeitura e secretarias municipais de Ipixuna ações urgentes contra efeitos da estiagem
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Ministério Público recomenda à prefeitura e secretarias municipais de Ipixuna ações urgentes contra efeitos da estiagem

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
RecomendacaoEstiagemIpixunaSelo b9e42 4cCh5L

Criado: Quarta, 28 Agosto 2024 16:24

Seca severa segue preocupando autoridades da capital e do interior do Amazonas

Em atenção à situação de estiagem que atinge vários municípios do Amazonas, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de justiça da comarca de Ipixuna, emitiu uma recomendação direcionada à prefeitura e secretarias municipais. O objetivo é garantir a adoção imediata de medidas que previnam e mitiguem os impactos negativos da seca sobre a população local.

O procedimento administrativo, de autoria da promotora de justiça Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho, tem como destinatários a prefeita de Ipixuna e os secretários municipais de Meio Ambiente, Saúde, Defesa Civil e educação. A recomendação destaca a necessidade de ações coordenadas para enfrentar a estiagem, que, segundo a Defesa Civil, se apresenta com maior gravidade em 2024.

Entre as medidas, o Ministério Público recomenda à prefeita de Ipixuna a convocação do Gabinete de Gestão Institucional (GGI) para discutir a antecipação da ativação do Plano de Contingência (Plancon/2024). Também foi solicitado um levantamento de preços de água, alimentos e medicamentos para controlar possíveis abusos durante o período crítico da estiagem.

O MP do Amazonas destacou a importância de campanhas de conscientização, tanto para a população em geral quanto para comerciantes, incentivando práticas como a estocagem de água e alimentos. Além disso, o órgão sugere benefícios fiscais para incentivar o comércio local a colaborar com as ações de mitigação dos efeitos da seca.

Ao secretário de Meio Ambiente, foi recomendada a promoção de campanhas de educação ambiental voltadas para o uso racional da água e a prevenção de queimadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. A elaboração de um plano de combate a incêndios também foi solicitada.

O secretário de Saúde deve iniciar uma campanha de conscientização sobre os efeitos da fumaça, com orientações à população sobre cuidados necessários, e planejar ações para enfrentar o aumento de casos de problemas respiratórios, com possibilidade de solicitação de apoio estadual ou federal, caso necessário.

No âmbito da educação, o Ministério Público recomendou a criação de um plano para garantir o fornecimento de água e merenda escolar durante o período de estiagem. Campanhas educativas sobre o uso racional da água e os cuidados em relação à fumaça também devem ser implementadas nas escolas.

“Pretende-se que sejam adotadas ações de forma antecipada e organizada, evitando o desabastecimento do município, bem como garantindo que a população não sofra com a cobrança abusiva de preços e nem com a falta de produtos e serviços essenciais”, ressaltou a promotora.

O MPAM estabeleceu o prazo de dez dias para que a prefeitura e secretarias municipais informem sobre o acatamento das recomendações. Caso as medidas não sejam implementadas, ações judiciais serão tomadas para assegurar a proteção dos direitos da população.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Alex Pazuello/SECOM

   

Tags:Educação AmbientalEstado do AmazonasIpixunameio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior NATJUS IBYtQN Comitiva amazonense realiza visita técnica à Câmara de Resolução de Litígios de Saúde do Rio de Janeiro
Próximo artigo cultura ccprn anivesrario david martins 02 Centro Cultural Palácio Rio Negro celebra 27 anos com programação prestigiada por visitantes

Mais notícias desta categoria

CACI Tea Mauro Neto 5 1024x682 1

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

19 horas atrás
FAMILIA BENEFICIARIO RUAN DAMASCENO FOTO PAULA PESSOA UGPE 1024x683 1

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

2 dias atrás
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

4 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

4 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

4 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

5 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

5 dias atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

5 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

6 dias atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

6 dias atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

7 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

1 semana atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?