Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ministério Público denuncia prefeito de Humaitá e aciona MPF por descarte irregular de resíduos e queimadas criminosas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ministério Público denuncia prefeito de Humaitá e aciona MPF por descarte irregular de resíduos e queimadas criminosas
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Ministério Público denuncia prefeito de Humaitá e aciona MPF por descarte irregular de resíduos e queimadas criminosas

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
DenunciaLixaoQueimadasHumaitaSelo e2d03 Ezl2Z3

Criado: Quinta, 19 Setembro 2024 14:06

Queima de lixo a céu aberto e emissão de gases poluentes em área de proteção ambiental podem configurar crime contra a UNIÃO

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) denunciou o prefeito de Humaitá, José Cidenei Lobo do Nascimento, por práticas de crimes ambientais, como queima de lixo a céu aberto e emissão de gases poluentes em uma área de proteção ambiental. As ações foram registradas na madeireira Mader e incluem o descarte irregular de resíduos sólidos, além de queimadas sem autorização, o que caracteriza sérias violações à legislação ambiental.

A denúncia foi feita após o recebimento de relatos sobre a grande emissão de fumaça e o descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos, o que levou a 1ª Promotoria de justiça da Comarca de Humaitá a instaurar uma notícia de fato. O MPAM apontou omissão do prefeito diante dos crimes ambientais recorrentes durante sua gestão.

O promotor de justiça Weslei Machado destaca, no documento, que “tal conduta criminosa, ímproba e ilegal adotada por José Cidenei Lobo do Nascimento coloca em risco a saúde pública no município de Humaitá, em razão da possibilidade de contaminação no lençol freático, circunstância que trará prejuízo a toda a população”.

A queima de resíduos em áreas protegidas e a consequente emissão de gases poluentes podem ser configuradas como crimes contra a UNIÃO, já que envolvem território de proteção ambiental federal. A promotoria acionou o Ministério Público Federal (MPF) por meio de ofício, para que analise a situação.

De acordo com o auto de infração nº 1523-GERM, lavrado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), foi constatada a prática de ilícitos cíveis e criminais ambientais por parte do prefeito. Apesar de estar no quarto ano de seu mandato, José Cidenei Lobo do Nascimento não adotou as medidas legais exigidas para a gestão de resíduos sólidos e, pelo contrário, continua permitindo o descarte irregular no município.

Além das recentes acusações, o prefeito já responde a um processo cível pela mesma conduta durante seu mandato anterior, entre 2013 e 2016. Segundo a promotoria, o gestor demonstrou descaso com as instituições judiciais e ambientais, desrespeitando a ordem jurídica e colocando em risco a saúde pública e o direito ao meio ambiente equilibrado dos moradores de Humaitá.

Além da instauração da notícia de fato, o MP do Amazonas pretende ingressar com uma ação civil pública (ACP), buscando indenização pelos danos morais coletivos causados à população.

Mais ações no município

Ainda em Humaitá, a 2ª Promotoria de justiça entrou com uma ação civil pública contra o município, denunciando as péssimas condições do veículo utilizado pelo conselho tutelar local. Segundo o MPAM, o estado precário do automóvel impede que demandas urgentes envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco sejam atendidas, comprometendo a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes. A promotoria solicita que o município realize reparos no veículo ou adquira um novo, para que os serviços possam ser retomados.

O MPAM argumenta que a situação coloca em risco o resultado do processo e a proteção dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O promotor de justiça Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada destacou a urgência do caso, ressaltando que, diariamente, surgem ocorrências que necessitam de intervenção imediata do conselho tutelar. Diante disso, foi solicitado ao Judiciário um provimento liminar para que o município de Humaitá providencie um veículo adequado para uso.

Além do pedido de reparo ou substituição do automóvel, o Ministério Público também requer a implementação de um programa de manutenção preventiva dos veículos utilizados pelo conselho tutelar. Caso o município não cumpra a determinação em até 15 dias, o MPAM pedirá a aplicação de uma multa diária, de modo a garantir que os atendimentos essenciais envolvendo crianças e adolescentes em risco não sejam mais prejudicados.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Wikimedia Commons

   

Tags:DenúnciasEstado do AmazonasHumaitámeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Concurso Público: Câmara Municipal de Manaus divulga novas datas para inscrição e realização de provas para disputa de 83 vagas
Próximo artigo Educacao Feira das Profissoes Fotos Eduardo Cavalcante Seduc Am 9 1024x683 1 Feira de Profissões: Alunos do Ensino Fundamental apuram conhecimento sobre carreiras profissionais

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2025 07 30 at 125359 1024x682 1

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

5 horas atrás
Detran AM Pit Stop Creditos Divulgacao Detran AM 1 1024x682 1

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

7 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 29 at 173936

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

23 horas atrás
Setor primario Careiro da Vazea foto Arthur Castro Secom 3 1024x682 1

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 29 at 103533 1024x682 1

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

1 dia atrás
07038acc 7ca5 42b2 99c6 78f8256c5a51

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

2 dias atrás
CACI Tea Mauro Neto 5 1024x682 1

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

2 dias atrás
FAMILIA BENEFICIARIO RUAN DAMASCENO FOTO PAULA PESSOA UGPE 1024x683 1

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

3 dias atrás
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

5 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

5 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

6 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

6 dias atrás

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?