Em mais uma ação do Projeto Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA), quatro discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conheceram nesta sexta-feira (8), o funcionamento da fábrica Yamaha. Idealizado pela Suframa, o ZFPA promove visitas guiadas às instalações fabris de empresas incentivadas como forma de aproximar a sociedade do setor produtivo, além de inserir uma opção de turismo e de lazer técnico-científico para a população.
A participação dos mestrandos no projeto da Suframa se deve ao interesse dos estudantes de incluir as informações coletadas no “chão das fábricas” em seus projetos de dissertação. A próxima visita do grupo está agendada para a manhã da próxima sexta-feira (15) e ocorrerá na fábrica Caloi, outra empresa integrante do ZFPA.
Durante a visita, além de tirar dúvidas sobre as etapas de fabricação, os estudantes também quiseram saber sobre temas como Processo Produtivo Básico (PPB), projetos de inovação e implantação de práticas de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, em inglês Environmental, Social and Governance).
Representando a Autarquia na visita, o superintendente-adjunto Executivo, substituto, Leonardo Perdiz, elogiou a iniciativa da universidade e ressaltou a importância de uma maior aproximação entre academia e indústria. “Conhecimentos como os obtidos em ações como essa, diretamente das fábricas, vai lhes permitir, enquanto pesquisadores, muito mais assertividade e legitimidade nas formulações de seus pontos de vista”, ressaltou Perdiz.