Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Meio ambiente terá destaque nos debates do 11º Fórum Parlamentar do BRICS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Meio ambiente terá destaque nos debates do 11º Fórum Parlamentar do BRICS
Nacional

Meio ambiente terá destaque nos debates do 11º Fórum Parlamentar do BRICS

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

30/05/2025 – 11:34  

GettyImages

O combate à desertificação é um dos temas em debate

Entre os dias 3 e 5 de junho, o Congresso Nacional vai receber o 11º Fórum Parlamentar do BRICS. Realizado desde 2015, o fórum parlamentar é um evento preparatório para a reunião de cúpula, que neste ano acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho.

Anfitrião do encontro e ocupando a presidência do grupo este ano, o Brasil sugeriu quatro eixos prioritários para o Grupo de trabalho sobre Meio Ambiente do BRICS: combate à desertificação; poluição plástica e gestão de resíduos; preservação dos serviços ecossistêmicos; e a construção de uma liderança coletiva para a ação climática, alinhada à Agenda 2030. Esses temas serão debatidos também no fórum parlamentar, em Brasília, como explica a consultora do Senado Laís Sacramento.

“Todas as medidas e ações que são executadas nos países inevitavelmente passam por seus parlamentos. Este é o momento de discutir ações integradas, trocar experiências e boas práticas parlamentares, definir e identificar instrumentos que são relevantes, orientar as discussões dentro de temas que são pertinentes; por exemplo, os eventos extremos da natureza que acontecem como uma consequência imediata da mudança do clima, a questão da desertificação.”

Na terça-feira (3), estão previstas a Reunião de Mulheres Parlamentares do BRICS, que vão discutir o fortalecimento das mulheres para enfrentar a crise climática; e uma dos presidentes de comissões de relações exteriores dos parlamentos do BRICS sobre a “Promoção de Investimentos e a Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”. E logo em seguida, os parlamentares vão debater os instrumentos financeiros para um BRICS mais resiliente e sustentável”.

Já no dia 5 de junho, vai ocorrer o “Diálogo Interparlamentar do BRICS sobre Clima e Sustentabilidade”.

Debates que, segundo Laís Sacramento, devem colocar em destaque os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e as metas para erradicação da pobreza no planeta.

“Eles trazem de forma ampla questões imediatamente ambientais, mas também outras questões que dialogam, como cidades sustentáveis, fome e proteção de crianças e mulheres, a questão também da igualdade de gênero, a justiça climática.”

Da Rádio Senado
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura elabora termo de cooperação para envolver artistas de rua em projetos urbanos
Próximo artigo Países do BRICS respondem por quase 30% da economia mundial e por 20% do comércio global

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proibição do uso de constelação familiar no Judiciário

4 horas atrás

Comissão aprova permissão para tráfego de trator em acostamento de rodovia

4 horas atrás

Comissão aprova acesso facilitado de vítima de violência doméstica a histórico criminal de agressor

4 horas atrás

Nova lei reorganiza a carreira da polícia do Poder Judiciário

5 horas atrás

Lei reconhece Ilhéus, na Bahia, como Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate

8 horas atrás

Nova lei amplia coleta de DNA na identificação criminal

8 horas atrás

Sancionada com vetos lei que reajusta salários de servidores do Judiciário

9 horas atrás

Comissão de Segurança aprova porte de arma para defensores públicos

9 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

1 dia atrás

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

1 dia atrás
Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis
Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia
Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara
Comissão aprova uso de pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Comissão aprova projeto que define regras para árbitro profissional no esporte
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?