Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa
Gestão EstadualPolítica

Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa

Por
Última atualização: 9 de junho de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Os dados mensurados pela Cigás têm como base o volume de gás natural distribuído ao segmento termelétrico

Foto: Alex Pazuello/Secom

Um total de 6.294.579 de toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa – GEE) deixaram de ser emitidos com o uso do gás natural na geração de energia elétrica no Amazonas. O anúncio foi feito pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) durante programação especial pela Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada neste domingo (09/06), no complexo turístico Ponta Negra.

O estudo tem como objetivo informar que o uso de gás natural como matriz energética é ambientalmente melhor para combater o aquecimento global, pois emite menos gases do efeito estufa. Os dados analisados compreenderam o volume distribuído de gás natural pela Cigás para uso por termelétricas na geração de energia elétrica. O período abrangido é de 2010, quando iniciou a operação comercial da Companhia, até 2023.

O foco no termelétrico se deu em razão deste segmento representar 84% da demanda por gás natural no estado. Atualmente, a concessionária de distribuição e comercialização de gás natural fornece o combustível para a geração de energia elétrica que atende aos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e, também, a capital amazonense.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Para análise dos dados, foi aplicada metodologia prevista na Norma Brasileira de Mudanças Climáticas – ABNT NBR ISO 14064. O gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Cigás, Derjam Oliveira, explica que foi feito um cálculo no período de 13 anos, de 2010 a 2013, pegando todo o volume consumido, ao longo desses anos, por 13 termelétricas. “Se não fosse consumido esse gás (natural), a gente teria que, para compensar, plantar 130 milhões de árvores. Então, esse é um dado importante”, afirma o gestor.

Segundo o gerente da Cigás, é preciso pensar com o olhar para o futuro, porque as mudanças climáticas estão cada dia mais intensas. “Vamos ser país-sede da COP (Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas), então, a Cigás está trazendo esse dado importante e, futuramente, a gente pretende fazer com que esse dado seja em tempo real e a comunidade vai conseguir acompanhar dia a dia esse consumo e essa emissão evitada”, frisou.

O diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, enfatiza a participação efetiva do gás natural na transição energética do Amazonas. “Os 60% da energia que consumimos, hoje, é do gás natural, energia limpa. Nós participamos efetivamente dessa transição energética. O Governo do Amazonas tem nos orientado ampliar cada vez mais o alcance do gás natural e nesses 13 anos de operação, nós já investimos R$ 1 bilhão”, salienta.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Distribuição de mudas

Além do anúncio relacionado às emissões evitáveis de GEE, a Cigás também promoveu a distribuição de mudas de plantas medicinais e ornamentais. O aposentado Raimundo Góes, ressaltou a iniciativa de distribuição de mudas e avaliou como muito representativo os 6,290 milhões de toneladas de emissão de gases de efeito estufa evitáveis. “Foi um número representativo de toneladas (de gases de efeito estufa) que não poluíram a atmosfera”, ressaltou.

A programação também incluiu uma caminhada simbólica com a participação de colaboradores e convidados para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com a natureza.

O post Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:AnamãAnoriCaapirangaCoariCodajásGoverno do Amazonasmeio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?