Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Medidas para redução de complicações no parto serão discutidas em evento da Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Cidades > Medidas para redução de complicações no parto serão discutidas em evento da Prefeitura de Manaus
CidadesSaúde

Medidas para redução de complicações no parto serão discutidas em evento da Prefeitura de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Gestante V 1 scaled 1

A Prefeitura de Manaus realiza, a partir de novembro, a segunda rodada dos fóruns de vinculação ao pré-natal deste ano, nos cinco Distritos de Saúde (Disa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O Disa Oeste será o primeiro a discutir ações relacionadas à morbimortalidade materna, que é o objetivo central do evento, no dia 1º/11, na Unidade 3 do Centro Universitário Fametro, localizado na Chapada, zona Centro-Sul.

Os temas centrais das programações, que acontecerão nos dias 1⁰, 11, e 17/11, e também no dia 1º/12, serão a prescrição regular de Ácido Acetilsalicílico (AAS) e suplementação de cálcio, durante o pré-natal, para mulheres com maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia, e o aconselhamento genético da gestante com traço falciforme, trabalho que passará a ser realizado pelas unidades da Semsa, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, explica que a expectativa é de que as discussões para a implantar as duas medidas, amparadas pelo Ministério da Saúde, que inclusive elogiou a cidade de Manaus por já estar orientando mulheres que apresentam quadro de risco para a pré-eclâmpsia sobre o uso concomitante do AAS e do cálcio, sejam muito produtivas.

“Esta já é a segunda edição do evento, que tem como proposta oferecer um espaço para que profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Secundária à Saúde discutam questões relativas à morbimortalidade materna e infantil. São pautas que foram alinhadas nos pré-fóruns, mas que serão amplamente discutidas para identificarmos os nossos ‘gargalos’ e alinhar fluxos de atendimento para aprimorar, cada vez mais, o nosso serviço”, pontua Lúcia.

Os fóruns reúnem médicos clínicos, ginecologistas obstetras, enfermeiros, equipes técnicas da REDE de saúde pública e particular, além de professores de instituições de ensino superior e representantes de organizações da sociedade civil, que aprofundam a análise em busca de soluções para situações que ocorrem no cotidiano das unidades de saúde.

Temas

Lúcia Freitas destaca que a prescrição regular de Ácido Acetilsalicílico (AAS) e a suplementação do Carbonato de cálcio+colecalciferol, durante o pré-natal para mulheres com maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia, reduz em até 70% as possibilidades de complicações durante o parto.

A pré-eclâmpsia, condição que algumas mulheres apresentam durante a gravidez, é caracterizada pela hipertensão e proteinúria (presença de proteínas na urina), podendo levar a complicações graves tanto para a mãe quanto para o bebê.

“A PLacenta das mulheres com pré-eclâmpsia pode não funcionar adequadamente, acarretando em redução do fluxo sanguíneo materno-fetal, levando à restrição do crescimento intrauterino, parto prematuro ou à necessidade de uma cesárea de emergência. Com a prescrição do AAS e do cálcio, esse risco é reduzido significativamente, por ISSo, precisamos discutir o tema”, esclarece Lúcia.

Lúcia acrescenta que o aconselhamento genético, quando diagnosticado o traço falciforme, é outro ponto a ser amplamente discutido nos fóruns de vinculação pré-natal, seguindo a orientação do Ministério da Saúde que está propondo a descentralização do aconselhamento para a Atenção Primária. O exame de Eletroforese de Hemoglobina permite a identificação dos tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue e é solicitado quando a gestante faz o pré-natal.

A enfermeira Gerda Costa, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, destaca que as gestantes diagnosticadas com Doença Falciforme serão acompanhadas, de forma síncrona, pela Atenção Primária e pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). A mulher que tem essa doença habitualmente tem dores musculares, que costumam ficar mais frequentes durante a gravidez. Além disso, a paciente costuma ter anemia, que pode piorar devido à perda de sangue, infecções, inflamações e outros estados que exigem um cuidado e uma orientação específica.

“A partir do exame de eletroforese, que já é realizado pela Atenção Primária, podemos rastrear a Doença e o Traço Falciforme, acompanhando de forma qualificada a gestação, por meio de um projeto terapêutico singular, isto é, específico para a gestante portadora das anteditas afecções”, explicou a enfermeira.

— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

The post Medidas para redução de complicações no parto serão discutidas em evento da Prefeitura de Manaus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:Ensino SuperiorManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior IMMU Prefeitura prepara efetivo e estrutura de trânsito e transporte para o evento Boi Manaus e maratona
Próximo artigo SINE AM DIVULGACAO SETEMP 1 1 Sine Amazonas divulga 254 vagas de emprego em diversas áreas para sexta-feira (21/10)

Mais notícias desta categoria

4f2d53f3 e9c7 4d2c 8355 741e25d6d8d4

Secretária de Saúde cumpre agenda de visitas a órgãos de controle e instituições parceiras

1 ano atrás
WhatsApp Image 2023 10 02 at 16.23.06

Melhorias na Saúde: Deputado Estadual Péricles informa sobre investimentos para aprimorar o Hospital e Pronto-Socorro da Criança na Zona Sul

2 anos atrás
WhatsApp Image 2023 01 13 at 20.51.14

Campanha ´Janeiro Branco´ alerta para a saúde mental

3 anos atrás
Dinheiro em Manaus

Mais dinheiro circulando em Manaus

3 anos atrás
52456559486 ef42093410 c

Prefeitura debate 8 pautas na 10ª reunião do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus

3 anos atrás
51956762468 6d51756b79 z

Sine Manaus oferta 466 vagas de emprego nesta quinta-feira, 27/10

3 anos atrás
52456011052 2cfcd44fdb z

Prefeitura de Manaus contempla nova rua do bairro Planalto com os serviços de recapeamento asfáltico

3 anos atrás
52455994562 112a0d607d z

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de via em solo natural no bairro Nova Vitória

3 anos atrás
FVS RCP Testagem rapida sifilis FOTO Divulgacao FVS RCP1

Saúde faz testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu

3 anos atrás
PCAM DESAPARECIDA KAREN NASCIMENTO FOTO DIVULGACAO 3

PC-AM solicita apoio para localizar duas pessoas que desapareceram em Manaus

3 anos atrás
dji export 1666799606883 scaled 1

Prefeitura intensifica obras de recapeamento asfáltico no bairro Cidade de Deus

3 anos atrás
UGPE Recuperacao viaria Tabatinga 2

Governo do Amazonas está investindo R$ 70,9 milhões na infraestrutura dos municípios do Alto Solimões

3 anos atrás

Prefeitura discute combate à sífilis em webconferência para profissionais da atenção primária de Manaus

Detran-AM alerta para golpe via e-mail com falso aviso de multa

CMS/Manaus e Semsa preparam 16ª Semana do Controle Social

Detran Amazonas firma parceria com Moto Honda para ações em prol da segurança no trânsito

Escola da zona Sul recebe projeto de Educação de Trânsito da Prefeitura de Manaus

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?