Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Médicos e enfermeiros participam do curso ‘Abordagem da Hanseníase na Atenção Primária’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Médicos e enfermeiros participam do curso ‘Abordagem da Hanseníase na Atenção Primária’
Manaus

Médicos e enfermeiros participam do curso ‘Abordagem da Hanseníase na Atenção Primária’

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Médicos e enfermeiros participam do curso ‘Abordagem da Hanseníase na Atenção Primária’
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), encerrou, nesta quarta-feira, 14/12, no auditório da clínica da família Senador Severiano Nunes, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, mais uma edição do curso “Abordagem da Hanseníase na Atenção Primária à saúde (APS)”.

Segundo a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, enfermeira Ingrid Santos, nesta etapa, o curso é direcionado para 37 servidores, entre médicos e enfermeiros, de dez Unidades Básicas de saúde (UBSs) localizadas em bairros da zona Leste de Manaus.

“O curso faz parte das ações de educação Permanente que a Semsa desenvolve para capacitar os profissionais de saúde e tem como objetivo fortalecer o trabalho das equipes de saúde na detecção de casos novos de hanseníase, em ações de rotina de trabalho na UBS e nas atividades de busca ativa de casos suspeitos da doença que são desenvolvidas fora das Unidades de saúde”, explicou Ingrid Santos.

O curso, que foi iniciado na terça-feira, 13, tem carga horária de oito horas, com duas turmas, e aborda temas como: o conceito da Hanseníase; sinais e sintomas; esquema terapêutico de tratamento; fluxos de atendimento; exames laboratoriais; ações de rotina no controle da doença; alinhamento do processo de trabalho do projeto “Autoexame de Pele Virtual”, lançado no mês de julho, para o rastreamento de casos de hanseníase e outras dermatoses entre estudantes de 257 escolas públicas; e alinhamento com as equipes de saúde para aplicação do Questionário de Suspeição em Hanseníase em busca ativa nas áreas de maior incidência da hanseníase da zona leste.

“Esse trabalho de capacitação já foi realizado este ano com profissionais das zonas Sul e Norte, buscando a ampliação da oferta de exame de pele nas UBSs e o diagnóstico precoce de novos casos da doença”, afirmou Ingrid.

Para a médica Ana Carolina Cândido da Silva, que atua na UBS Amazonas Palhano, bairro São José, o curso é uma forma de melhorar o conhecimento sobre a doença. “Eu comecei a trabalhar na Semsa no mês de agosto, depois da convocação no concurso público, e ainda não identifiquei casos de hanseníase no atendimento na UBS. Acredito que o curso vai ajudar a sedimentar o nosso conhecimento sobre a hanseníase, que não é uma doença muito debatida, apesar de ter grande importância na nossa região”, afirmou Ana Carolina.

Em 2021, Manaus registrou 102 casos de hanseníase, com uma taxa de detecção geral de 4,67 casos/100.000 habitantes, sendo sete casos em menores de 15 anos. Em 2022, foram registrados até o momento 107 casos novos em Manaus, apresentando uma taxa de detecção de 4,74/100.000 habitantes, com oito casos novos em menores de 15 anos.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen. A transmissão da doença ocorre quando uma pessoa doente, sem tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros, transmitindo para pessoas sadias que convivem próximo e por tempo prolongado no mesmo ambiente. Por isso, os contatos dos pacientes, familiares e sociais, devem ser acompanhados nos serviços de saúde por um período de cinco anos para que, se houver a transmissão, a doença possa ser diagnosticada precocemente.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus tem alta de 25% na emissão de certidões de Habite-se no acumulado de 2022
Próximo artigo Em novembro, CMDU supera em 10% os processos analisados em todo o ano passado

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida anuncia novas ações do programa ‘Jogo Limpo’ e eventos esportivos no centro de Manaus

10 horas atrás

Prefeito David Almeida lança corpos estáveis de Música e Dança e escreve novo capítulo na história cultural de Manaus

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recapeamento no bairro Monte das Oliveiras

12 horas atrás

Prefeito David Almeida anuncia antecipação da ‘Corrida #SouManaus’ como parte da programação especial dos 10 anos do festival

14 horas atrás

Escola da Prefeitura de Manaus em tempo integral desenvolve projeto de jiu-jítsu com estudantes

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre Semana do Aleitamento Materno

15 horas atrás

Projeto da Prefeitura de Manaus reforça importância da coleta seletiva e do descarte correto de resíduos nas escolas

16 horas atrás

Motoristas autuados por uso irregular de estacionamento especial

16 horas atrás

Prefeito David Almeida fiscaliza obras da UBS Dom Milton e confirma inauguração para o mês de outubro com estrutura de porte 4

16 horas atrás

Para ampliar prestação de serviços, Prefeitura de Manaus conta com oito canais de contato por WhatsApp no Implurb

17 horas atrás

Encerramento do 16º seminário estadual da UNCME

17 horas atrás

Manaus ganha corpos estáveis de Música e Dança inéditos

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus aumenta análise de projetos de habitação de interesse social em mais de 100%
Prefeitura de Manaus alerta para vencimento de parcela do IPTU nesta sexta-feira
Ação da Guarda Municipal resulta na prisão de foragido no bairro Jorge Teixeira
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Petrópolis e transforma a mobilidade da região
Prefeito David Almeida reforça atendimento pré-hospitalar com entrega de mais cinco novas ambulâncias ao Samu Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?