Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Médica destaca que vacinas são a forma mais prática e econômica na prevenção de doenças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Médica destaca que vacinas são a forma mais prática e econômica na prevenção de doenças
Prefeitura de Manaus

Médica destaca que vacinas são a forma mais prática e econômica na prevenção de doenças

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

 

Com um breve passeio pela história das vacinas, a médica Amanda Alecrim foi uma das palestrantes do I Fórum Municipal de Vacinação, promovido pela Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira, 16/3, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), no Novotel Manaus, no Distrito Industrial, zona Sul.

 

16.3.2022 - Prefeitura de Manaus realiza o I Fórum Municipal de Vacinação

“Essa primeira vacina, criada há mais de 200 anos, permitiu a eliminação da varíola e os dados relacionados a essa época, apontam redução de 300 milhões de mortes por varíola, em todo o mundo, depois do surgimento da vacina”, explicou. 

“As vacinas são a forma mais prática e econômica de prevenir doenças”, afirmou a representante regional da Sociedade Brasileira de Imunização, que evidenciou o papel da imunoprevenção na melhoria da qualidade de vida da população. Ela voltou ao ano de 1796, quando foi criada a primeira vacina, que protegia contra a varíola, para demonstrar que os avanços da ciência e a oferta de vacinas foram decisivos na redução de adoecimentos e mortes.

  

Visitando o cenário brasileiro do século XIX, a médica destacou o fato de que os imunizantes estavam disponíveis no país, de forma gratuita, tanto para adultos quanto para crianças, sendo inclusive estabelecido por lei que a vacinação era obrigatória. Mas o que se via, na prática, era que as pessoas tinham medo de se imunizar e preferiam correr o risco de adoecer.

  

Amanda destacou que 1904 entrou para a história da imunização. Naquele ano, o médico sanitarista Oswaldo Cruz estabeleceu ações que obrigavam a população a se vacinar, provocando o movimento conhecido como “Revolta da vacina”, quando a população foi às ruas protestar pelo direito de não tomar a vacina.

Mudanças

“A vacina só foi de fato aceita pela população em 1908, quando ocorreu um grande surto de varíola no Rio de Janeiro. Esse acontecimento mudou o cenário e o comportamento do povo brasileiro, a partir dele a população começou a ter medo da doença e começou a acreditar na eficácia da vacina”, observou.

De acordo com Amanda, a partir da criação do PNI houve uma mudança importante de cenário no Brasil com relação à incidência de doenças imunopreveníveis. “Com as boas coberturas vacinais, registradas nos primeiros 30 anos de atuação do PNI, o Brasil avançou na eliminação de muitas doenças. Graças a esse trabalho, o país recebeu no ano de 1994 o certificado de erradicação da poliomielite e eliminou doenças como a rubéola e o tétano neonatal”, pontuou.

Amanda Alecrim destacou a importância do Programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973, responsável por promover uma mudança no perfil epidemiológico das doenças imunopreveníveis. A médica assinalou que o primeiro calendário de vacinação brasileiro, lançado em 1977, previa a aplicação de quatro vacinas em todas as crianças, durante o primeiro ano de vida. Atualmente, o PNI oferta 19 vacinas, gratuitas e disponíveis na REDE básica de saúde, para todas as faixas etárias.

Cobertura

Também houve redução dos casos de tétano acidental, difteria e das doenças diarreicas agudas causadas por rotavírus. “Depois da introdução da vacina do rotavírus, foi registrada uma redução de 40 mil internações de crianças, em todo o país”, informou.

A médica também salientou o registro de dois casos de poliomielite no início deste ano, um na África e outro em Israel. “Esses casos acendem um alerta, pois ocorrem em locais onde a doença estava eliminada. E como estamos com cenário de baixa cobertura vacinal, precisamos começar a Agir para não termos a doença de volta em nosso meio”, observou.

Em análise mais recente, Amanda Alecrim apontou que, a partir de 2015, o país começou a apresentar uma situação preocupante na área da imunização, com queda nas coberturas vacinais, e aumento do risco de reaparecimento de doenças como o sarampo e a poliomielite. “Hoje o cenário é preocupante demais, pois se temos poucas pessoas vacinadas, a probabilidade das doenças retornarem são enormes e isso já aconteceu em 2018, com os surtos de sarampo, registrados em Manaus e São Paulo”, destacou.

“Precisamos que todos, os pais, mães, professores, tios, familiares, se conscientizem da gravidade do problema e façam a sua parte para aumentar a cobertura vacinal, nas nossas cidades, estado e em todo o país e garantir que as nossas crianças continuem crescendo livre de doenças”, ponderou.

O direito das crianças de receber as vacinas e ter proteção contra as doenças imunopreviníveis está garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O documento também define que pais, mães e responsáveis têm dever de levar as crianças para serem imunizadas, garantindo sua proteção individual e contribuindo para a manutenção da saúde de todos.

— — —

A médica salientou que todas as vacinas do calendário de vacinação das crianças estão disponíveis nas mais de 170 salas de vacinação distribuídas em Manaus. “O poder público tem feito a sua parte, disponibiliza as vacinas. Os outros entes envolvidos precisam também fazer a parte que lhes cabe”, concluiu.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Texto – Francismar Lopes / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzG42U

The post Médica destaca que vacinas são a forma mais prática e econômica na prevenção de doenças appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Estrutura de imunização da Prefeitura de Manaus é destaque no I Fórum Municipal de Vacinação
Próximo artigo Obras emergenciais são realizadas pela prefeitura após erosão na avenida Senador Raimundo Parente

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?