Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Mayara Pinheiro e FUnATI lançam material para combater violência contra pessoa idosa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Mayara Pinheiro e FUnATI lançam material para combater violência contra pessoa idosa
ALEAMPolítica

Mayara Pinheiro e FUnATI lançam material para combater violência contra pessoa idosa

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 19 de junho de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), lançou a Cartilha de Violência contra a Pessoa Idosa, nesta segunda-feira (19), na sede da FUnATI localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus. A ação fortalece a campanha nacional “Junho Violeta” que visa alertar combate à violência contra pessoas idosas.
O objetivo do material é esclarecer dúvidas sobre os tipos de violência praticados contra a pessoa idosa, conforme com o Estatuto do Idoso. Além disso, induz à conscientização social e instrui sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar. 
“A FUnATI tem um trabalho muito enfático na área de geriatria, no cuidado e o respeito com a pessoa idosa, e eu me junto a eles agora, trabalhando a prevenção e a origem do problema, difundindo a informação através da cartilha”, ressalta a parlamentar.
De acordo com o Estatuto do Idoso é necessário assegurar à pessoa com mais de 60 anos de idade a dignidade, o respeito, à convivência familiar e comunitária, determinando que estes direitos sejam garantidos pela família, comunidade, sociedade e Poder Público. 
Dados alarmantes
O reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, chamou atenção para os altos índices de violência contra a pessoa idosa no Amazonas e que, em muitos casos, são praticados por familiares e pessoas de confiança.
“Vocês não têm ideia de quantos idosos sofrem por abandono, agressão física,  financeira e outros tipos de violência, muitas vezes praticada por familiares, e por isso a vítima não quer denunciar ou não reconhece que está sofrendo uma violência. Parabenizo a iniciativa da deputada Mayara por elaborar essa cartilha juntamente com o nosso olhar, com a nossa colaboração. Por meio desse material poderemos conscientizar sobre esses crimes e como denunciá-los”, reforçou o reitor da FUnATI. 
Dados divulgados pela Polícia Civil na última semana apontam que são registradas, em média, 70 denúncias anônimas de crimes contra idosos no Amazonas. Para a delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), informar e conscientizar a população é importante para redução dos índices de violência contra a pessoa idosa no estado.  
“Nesse mês é importante que toda a rede de proteção se aproxime, para um trabalho intenso não só de repressão ao crime, mas também de prevenção e a cartilha vai ajudar nisso.  Os índices são preocupantes, mas também nos leva a crer que a partir do momento em que nós levarmos a informação aos cidadãos, a população vai passar a denunciar” enfatiza a delegada.
Cuidado com os idosos do interior
Durante evento, o reitor da Fundação revelou que vai trabalhar para a instalação de mais uma unidade da FUnATI no interior do Amazonas, desta vez, no município de Coari, assim como acontece em Parintins e Itacoatiara
“Vou dar andamento no pedido de instalação de uma unidade na FUnATI  em Coari, ainda este ano, atendendo a solicitação da Deputada Mayara, confirmando ainda mais essa parcerias de sucesso”, disse.
Para a parlamentar, a unidade vem para melhorar a estrutura e o cuidado da pessoa idosa no município.
“Em Coari, já temos a Casa da Pessoa Idosa, mas é importante, ter um geriatra, ter uma atenção especializada, uma atenção e um olhar para aquela população, para que a gente possa oferecer o respeito que a pessoa idosa tanto merece” finalizou.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoCoariDenúnciasItacoatiaraManausmancheteParintinsPolíciaPolícia CivilViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?