Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Mayara debate Regionalização da Saúde e investimentos para Saúde da Mulher em prestação de contas da SES
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Mayara debate Regionalização da Saúde e investimentos para Saúde da Mulher em prestação de contas da SES
ALEAMPolítica

Mayara debate Regionalização da Saúde e investimentos para Saúde da Mulher em prestação de contas da SES

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A reunião de apresentação do Relatório Quadrimestral da Secretaria de Estado da Saúde aconteceu, na tarde da última quinta-feira (22), reunindo membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e representantes da SES/AM.
O encontro consiste na exposição e análise de dados demográficos e de mortalidade, recursos aplicados na saúde, execução do PAS, ações na Saúde , força de trabalho, rede de serviços, leitos, produção de serviços , atendimentos, atividades de auditoria e emendas parlamentares estaduais, no período de janeiro a abril deste ano.
Para a Presidente da Comissão de Saúde da ALEAM, deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), a entrega e apreciação do relatório permite aos legisladores uma visão mais ampla sobre a realidade da saúde no Amazonas e o debate sobre possíveis ações para amenizar as dificuldades enfrentadas no estado.
“Com o devido mapeamento e exposição de dados é possível entender melhor como está funcionando o sistema de saúde no Amazonas e como podemos agir para solucionar alguns problemas e também uma forma de fiscalizar a aplicação de recursos destinados pela Casa Legislativa para que o atendimento à população melhore” explicou a deputada.
De acordo com a SES, diminuiu, aproximadamente, 29% a quantidade total das internações em 2023 em relação a 2022 e a diminuição do tempo na fila de espera para consultas e exames. Das 53 metas propostas, 30% foram completamente alcançadas.
Sobre a captação de recursos, Dra. Mayara, mais uma vez, falou sobre a necessidade de busca por financiamentos e captação de recursos federais para ajudar o Amazonas a equilibrar as contas e melhorar os investimentos na saúde.
“Falo sobre a importância do Teto Mac, porque é nossa luta principal, desde o primeiro mandato. Já tive essa experiência quando estive como vice-prefeito em Coari e dobramos os valores recebidos e aplicamos na saúde local. A busca por esses recursos e aportes federais são essenciais para aumentar o número de leitos, melhorar o atendimento e os investimentos tanto na capital, quanto no interior”, disse a médica.
Os números apresentados com relação à saúde da mulher também foram destacados pela deputada, que cobrou a implantação de programas voltados para mulheres interioranas como, o Ver e Tratar Colo do Útero, que prevê o diagnóstico e tratamento do câncer uterino e o Sentinela da Vida, que tem como proposta, a identificação e acompanhamento da gravidez de risco com o objetivo de reduzir a mortalidade materna no estado.
“Diante dos números apresentados eu quero pedir mais uma vez que o Projeto Ver e Tratar Colo do Útero possa ir para o interior. Já nos propomos a destinar emendas para que esse projeto seja implementado nos municípios-polo para que a conização de lesões pré- cancerígenas seja feita antes de virarem câncer de colo uterino. Temos também o alto-risco da gestante e para combater isso já criei o Programa Sentinela da Vida, para que essa grávida seja acompanhada por um equipe multidisciplinar e que possamos trabalhar para evitar essas mortes. Sei das dificuldades, mas, são programas que têm condições de serem colocados em prática” afirmou a presidente.
A SES esteve representada pelo Secretário Executivo de Gestão, Administração e Finanças (SEGAF), Jani Kenta Iwata e pela Diretora do Departamento de Planejamento da SES-AM, Priscilla Soares. Também estiveram presentes na reunião, os deputados Dr. Gomes (PSC) e George Lins (União Brasil), membros da Comissão de Saúde da Aleam.
O relatório completo está disponível para acesso público na plataforma digital do sistema DIGISUS.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoCoarimanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Pra Sempre Boi Bumbá’ celebra os encantos do Festival de Parintins na TV Aleam
Próximo artigo Decisão do Tribunal suspende liminar de reintegração de posse em APP no Município de Careiro

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?