Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mauro Vieira defende plano de Trump para Gaza e responde a críticas sobre política externa na Câmara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Mauro Vieira defende plano de Trump para Gaza e responde a críticas sobre política externa na Câmara
Nacional

Mauro Vieira defende plano de Trump para Gaza e responde a críticas sobre política externa na Câmara

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

01/10/2025 – 17:18  
•   Atualizado em 01/10/2025 – 17:50

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Vieira: encontro ente Lula e Trump vem sendo tratado de forma “cautelosa e sigilosa”

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (1) que o governo brasileiro apoia o plano de paz em Gaza anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Segundo Vieira, a proposta prevê pontos já defendidos pelo Brasil na ONU, como a libertação de reféns, o cessar-fogo imediato, a reconstrução de Gaza, o respeito aos direitos humanos e ajuda humanitária.

“Tudo isso está dentro das nossas linhas políticas, e, sem dúvida nenhuma, o Brasil aplaude a iniciativa e fazemos votos de que ela surta efeitos, que seja aceita por todas as partes”, disse.

Sobre o encontro entre Lula e Trump, o ministro disse que o assunto vem sendo tratado de maneira cautelosa e sigilosa, até que haja algo mais concreto. Mas disse que há a possibilidade de um encontro paralelo em algum evento internacional que os dois participem.

Críticas a Israel
O deputado Alencar Santana (PT-SP) disse que o presidente Lula agiu corretamente ao criticar as ações de Israel em Gaza. Ele destacou que até o Canadá, vizinho dos EUA, reconheceu o Estado palestino.

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Evair Vieira de Melo questionou o asilo à ex-primeira dama do Peru

Hezbollah
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) questionou a presença do grupo Hezbollah na América do Sul. O ministro respondeu que não há informações confiáveis sobre essa presença e lembrou que a legislação brasileira só reconhece como terroristas as organizações listadas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Ele alertou, no entanto, que classificar grupos criminosos como terroristas PODE abrir caminho para execuções sem julgamento e afetar brasileiros no exterior.

“Usar força letal em situações que não constituem conflitos armados equivale a executar pessoas sem julgamento. Esse tipo de unilateralismo, ademais, incita a extraterritorialidade da ação repressora de outros países e estigmatiza minorias com impactos reais para cidadãos brasileiros no exterior. Assistimos hoje, na América Latina e no Caribe, a instrumentalização do combate ao terrorismo para justificar sanções e invasões a outros países”, completou.

Asilo
O deputado Evair Vieira de Melo também questionou o ministro se o governo concordaria com a retirada do ex-presidente Jair Bolsonaro do Brasil por outro país como foi feito pelo Brasil com a ex-primeira dama do Peru Nadine Heredia, em abril, condenada por corrupção.

“Se o presidente Trump, então, por motivo de saúde, decidir descer em território brasileiro e levar Jair Bolsonaro para os Estados Unidos, terá o entendimento do Itamaraty na mesma lógica que o senhor usou para a corrupta condenada peruana ou são dois pesos e duas medidas diferentes?”, questionou o deputado.

Vieira disse que o pedido de asilo de Heredia foi prontamente aceito pelo próprio governo peruano.

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Van Hattem questionou a visita de Lula à ex-presidente Cristina Kirchner

Questões bilaterais
O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) pediu informações sobre a dívida de US$ 1,74 bilhão da Venezuela com o Brasil. O ministro disse que há negociações, mas que as sanções impostas ao sistema financeiro venezuelano dificultam o processo. O país também está fora do sistema do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.

O deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) questionou a visita de Lula à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, condenada por corrupção. Vieira afirmou que se tratou de uma visita privada.

Política externa
Em relação aos questionamentos sobre a ausência de um embaixador da Ucrânia no Brasil, o ministro negou que haja “isolamento diplomático” e disse que Lula se reuniu com o presidente ucraniano na ONU. A substituição do embaixador, segundo ele, é apenas rotineira, porque o anterior assumiu outro posto.

Quanto a Israel, Vieira afirmou que o Brasil deixou a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) por falhas na adesão feita em 2020. “Não havia assinatura de instrumento de adesão e não houve consulta prévia ao Congresso”, informou. O ministro disse ainda que os critérios da entidade para aferir antissemitismo são controversos.

Questionado sobre denúncias de suposta interferência estrangeira nas eleições de 2022, no Brasil, Vieira disse que as acusações não têm provas e lembrou que os resultados foram reconhecidos internacionalmente, inclusive pelos Estados Unidos.

Política nuclear
O deputado Marcos Pollon (PL-MS) perguntou sobre a política nuclear brasileira. Vieira disse que o país mantém compromisso com o uso pacífico da energia nuclear, em conformidade com a Constituição e os tratados internacionais.

Mauro Vieira esteve na comissão para fazer esclarecimentos sobre nove requerimentos de vários deputados.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ações da prefeitura registram queda no número de mortes
Próximo artigo Prefeitura reforça manutenção asfáltica no bairro Lago Azul

Mais notícias desta categoria

Entra em vigor lei que garante isenção de taxas para Embrapa

2 horas atrás

Relator apresenta alterações na proposta que reestrutura a segurança pública

3 horas atrás

Motta: instituições brasileiras devem ser mais justas e solidárias

3 horas atrás

Comissão aprova uso de tecnologias avançadas na reabilitação de pessoas com deficiência

3 horas atrás

CCJ rejeita parecer pela manutenção do mandato da deputada Carla Zambelli

7 horas atrás

Comissão de Fiscalização aprova relatório final das atividades de controle em 2025

7 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento conclui votação dos 16 relatórios setoriais

8 horas atrás

Saúde tem o maior volume de emendas parlamentares no Orçamento de 2026

9 horas atrás

Comissão aprova novas regras para reembolso a acionistas dissidentes

9 horas atrás

Cancelado debate sobre falta de atendimento especializado a pessoas com epidermólise bolhosa

10 horas atrás

Comissão discute falta de atendimento especializado a pessoas com epidermólise bolhosa

11 horas atrás

Câmara dos Deputados ganha Prêmio Nacional de Transparência Pública; assista

11 horas atrás
Conselho de Ética segue com oitiva de testemunhas sobre ocupação do Plenário
Comissão pode votar nesta quarta relatório sobre regulamentação do trabalho por aplicativo
Redução de penas dos condenados pelo 8 de janeiro representa “virada de página” para o Brasil, diz Motta
Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro
Projeto aprovado determina inclusão do devedor contumaz em cadastro da Receita; saiba mais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?