Conhecido como a “terra do guaraná”, o município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus) também receberá ações do Programa de Interiorização do Desenvolvimento, criado pela Suframa – dentro de um contexto maior que visa à regionalização e interiorização dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) para toda a Amazônia Ocidental – e apoiado por instituições parceiras, com o objetivo de divulgar as oportunidades da Lei de Informática, dos incentivos fiscais da Amazônia Ocidental e das possibilidades de industrialização, por meio da utilização de matéria-prima regional. O evento está previsto para ocorrer na primeira semana de outubro, em local ainda a ser definido.
O anúncio foi efetuado, de forma conjunta, nesta quarta-feira (16), na sede da Autarquia, pelo superintendente Bosco Saraiva e o prefeito Júnior Leite.
Além do açaí, outros produtos como o pau-rosa, por exemplo, deverão fazer parte do processo de verticalização da cadeia produtiva para beneficiamento de matéria-prima, fruto dessa parceria envolvendo Suframa, prefeitura do município e outras instituições, que também visa à instalação de agroindústrias e fomento à geração de emprego e renda para a população do introdução da Amazônia.
Na análise do prefeito Júnior Leite, a execução do programa de interiorização do desenvolvimento, da Suframa, é de suma importância e deverá gerar inúmeros benefícios para a economia do Estado do Amazonas. “O superintendente conhece a realidade do interior do Amazonas, a necessidade de interiorizar o desenvolvimento e também dinamizar a economia do Estado. Saio daqui com as esperanças renovadas, na experiência do superintendente Bosco, na visão que estão adotando enquanto governo federal para atuação da Suframa em Maués, que sem dúvida, vai sentir o reflexo disso”, disse o prefeito.
A integração regional e a interiorização do desenvolvimento, por meio dos incentivos fiscais da Suframa, estão entre as prioridades da Autarquia. O primeiro município a ser visitado será Anori (a 195 quilômetros de Manaus). A ação está prevista para ocorrer na sexta-feira (25), com o apoio da prefeitura local. “Estamos levando desenvolvimento para o interior, até localidades que não conhecem a Zona Franca e a Suframa, e tanto Anori quanto Maués possuem grande potencial para obtenção dos recursos da Lei de Informática e para investir pesado no aproveitamento da matéria-prima regional, por meio da agroindústria. Essa é a nossa meta”, frisou Bosco Saraiva.
Maués
De acordo com dados do último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maués possui cerca de 62 mil habitantes. Além do açaí, cuja capacidade de exportação chega a 300 toneladas por ano, o município produz também (só que em menor escala) na pecuária, avicultura e no pescado.