Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Matriz de energia limpa e renovável torna o Brasil atraente para instalação de data centers
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Matriz de energia limpa e renovável torna o Brasil atraente para instalação de data centers
Nacional

Matriz de energia limpa e renovável torna o Brasil atraente para instalação de data centers

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

03/09/2025 – 17:30  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação discute o assunto

A Comissão de Ciência e Tecnologia discutiu nesta quarta-feira (3) o papel dos data centers no desenvolvimento da economia digital. O debate ocorreu em audiência pública sobre o Projeto de Lei 1680/25, que cria a Política Nacional para Processamento e Armazenamento Digitais e busca expandir a infraestrutura tecnológica do país. O relator é o deputado David Soares (UNIÃO-SP).

A diretora do Departamento de transformação digital do Ministério do Desenvolvimento, Cristiana Viana Rauen, afirmou que centros de inteligência artificial consomem 70% mais energia do que os convencionais. Esses locais exigem fornecimento estável de energia, refrigeração e alta velocidade de conexão. Para ela, a matriz brasileira, majoritariamente limpa e renovável, torna o país atrativo para investimentos.

“Dados são o principal ativo econômico da atualidade. […] Nenhum país PODE se furtar a participar de um processo que se beneficie de uma infraestrutura digital de prontidão, como é o foco do projeto em análise.”

O professor de economia da Universidade de Brasília Jorge Arbache destacou que 90% da energia brasileira são renováveis, ante 24% nos Estados Unidos, 32% na China e 45% na Europa.

“Na melhor das hipóteses, Europa, China e Estados Unidos teriam uma matriz elétrica tão renovável quanto a do Brasil em 18 a 30 anos, mantidos os investimentos atuais. Isso coloca o Brasil no mapa dos data centers.”

O vice-presidente da Associação Brasileira de Data Center, Luis Tossi, disse que o país precisa Agir rápido para atrair investimentos.

“Esses data centers estão sendo decididos e construídos hoje, para implementação nos próximos cinco anos. O tempo médio de implantação no Brasil é de 18 a 24 meses. Precisamos de medidas de atração de investimentos em prazo muito curto, porque a janela está passando.”

O representante do Google Cloud no Brasil, Michael Mohallem, disse que a política de incentivo ao setor deve buscar equilíbrio entre Estado e mercado, com previsibilidade e menos centralização no governo.

Atualmente, o Brasil tem 189 data centers, o que representa cerca de 2% do total mundial.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito renova parceria com Unicef para fortalecer Uapi
Próximo artigo Profissionais são capacitados para execução de levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti em Manaus

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

12 horas atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

13 horas atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

13 horas atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

13 horas atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

14 horas atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

14 horas atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

15 horas atrás

Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda

16 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade

16 horas atrás

Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto

17 horas atrás

Orçamento 2026 é sancionado com veto a R$ 400 milhões em emendas

18 horas atrás

Comissão aprova possibilidade de concessão de empréstimo consignado para quem recebe auxílio-doença

20 horas atrás
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro
Comissão aprova direito a tratamento de câncer no estado onde mora o paciente
Comissão aprova criação de portal para centralizar informações sobre vagas de residência médica
Comissão aprova criação de medidas de prevenção ao suicídio em plataformas digitais
Projeto cria auxílio para familiares de policial morto em razão do trabalho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?