Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Maternidade Moura Tapajóz promove capacitação sobre problemas ortopédicos em recém-nascidos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Maternidade Moura Tapajóz promove capacitação sobre problemas ortopédicos em recém-nascidos
Manaus

Maternidade Moura Tapajóz promove capacitação sobre problemas ortopédicos em recém-nascidos

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Profissionais pediatras da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste, participaram no sábado, 29/4, de curso sobre Conduta Perante o Recém-Nascido com Displasia de Quadril, Pé Torto Congênito e Fratura de Clavícula, problemas ortopédicos mais comumente identificados após o parto e cujas causas apontam para ocorrências desde o período de gestação até o momento do nascimento. O curso foi ministrado pelo médico ortopedista pediátrico Nilton Orlando.

A médica neonatologista e chefe da Divisão Clínica da MMT, Sigrid Rodrigues do Nascimento, destacou a importância de que todos os profissionais estejam atentos aos sinais na hora do parto. “O pediatra neonatologista deve identificar essas condições logo após o nascimento do bebê, pois, quando há tratamento precoce e bem-sucedido nos primeiros anos de vida, o bebê PODE obter, na maioria dos casos, a cura completa, levando uma vida adulta normal ou, no mínimo, saudável e sem limitações”, explicou a neonatologista.

Durante o curso, o ortopedista pediátrico Nilton Orlando mostrou que, nessas situações, é fundamental o acompanhamento do médico ortopedista desde o nascimento e esclareceu que, no caso do pé torto congênito, a cirurgia é apenas a segunda opção de tratamento. “O método mais realizado nesses casos é o de Ponseti, que é um tratamento conservador que consiste em manobras de manipulação nos pés afetados e no uso de gesso, e que apresenta resultados bastante satisfatórios nas crianças, com correção progressiva da deformidade. A cirurgia só é indicada quando não há sucesso algum no tratamento convencional”, relatou o ortopedista.

Segundo a enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz, diretora da MMT, cursos como esse são essenciais para complementar as capacitações já realizadas periodicamente na grade pedagógica da MMT e avaliou a importância do conteúdo apresentado. “Agradeço imensamente ao médico Nilton Orlando por ter vindo até nossa unidade, compartilhar seus conhecimentos e experiências. Agora, cabe a nós garantirmos o pronto diagnóstico desses problemas para que o tratamento especializado seja iniciado o mais rapidamente possível e não haja comprometimento no desenvolvimento do bebê”, concluiu a diretora.

Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior diálogos entre a cidade e a floresta’, organizado pelo professor Lucas Milhomens, está disponível para download
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza serviço de paisagismo e jardinagem na bola do Mindu

Mais notícias desta categoria

Prefeitura impulsiona crescimento do transporte coletivo com medidas que beneficiam usuários e atingem a média diária de 512 mil passagens em Manaus

9 horas atrás

Pesquisa do Procon Manaus aponta redução de mais de 4% no valor da cesta básica em abril

10 horas atrás

PMM avança com recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta estruturas de grande porte

12 horas atrás

Prefeitura intensifica segurança nos transportes coletivos

13 horas atrás

Prefeito anuncia novos titulares da Semasc, Implurb e FMS

15 horas atrás

Renato Junior empossa Nagib Salem como secretário da Semsa

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus destaca impacto do saneamento na saúde em seminário

17 horas atrás

‘Mutirão de Atendimento’ na galeria Espírito Santo

17 horas atrás

Palestra Cuidando da Mulher na Fundação Dr. Thomas

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza seletiva de atletismo da DDZ Leste 1 para a 27ª edição das Municipíadas

19 horas atrás

27ª edição das Municipíadas: Seletiva de atletismo da DDZ Leste 1

19 horas atrás
Prefeitura intensifica recuperação de drenagem profunda no Aleixo
Prefeito Renato Junior realiza visita institucional ao TCE-AM
Cmei encerra atividades da ‘Semana de Literatura Amazonense’
PMM participa de capacitação do Ministério da Igualdade Racial
Implurb passa a operar integralmente na nova sede
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?