Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Marina Silva é eleita uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo pela revista Time
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Marina Silva é eleita uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo pela revista Time
BrasilMeio Ambiente

Marina Silva é eleita uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo pela revista Time

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A ministra Marina Silva foi nomeada nesta quinta-feira (16/11) uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo em 2023 pela revista americana Time. Outros homenageados incluem o enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e o fundador da Microsoft, Bill Gates. Além de Marina, também representam o Brasil o fotógrafo Sebastião Salgado e o geólogo Marcelo de Oliveira.A ministra “trabalha para construir resiliência climática e limitar o desmatamento”, afirmou a revista, que destacou a queda de 22,3% no desmatamento na Amazônia de agosto de 2022 a julho de 2023 em relação ao período anterior. A taxa oficial de desmatamento no bioma, segundo dados do sistema Prodes, do Inpe, foi de 9.001 km², a menor desde 2019. 
Ano após ano, “enfrentamos cada vez mais as consequências da falta de ação” para combater a mudança do clima, declarou a ministra. A sequência de eventos extremos sem precedentes em 2023, completou, mostra que o mundo deve priorizar a adaptação: 
“Adaptação é por definição local e demanda muito dinheiro, mas perder vidas não é uma opção e a responsabilidade que compartilhamos é global”, disse Marina. “Lamentável que tenhamos perdido tempo precioso para a ação climática nas últimas duas décadas porque o lobby do combustível fóssil agiu para bloquear um muito necessário progresso. A conta agora é muito mais cara e ficará impossível de ser paga se perdermos mais tempo.”
Indagada sobre qual é a ação mais importante que um governo, companhia ou população PODE fazer para avançar a agenda do clima, Marina disse que há um raro consenso científico sobre o que acontece com o planeta e os custos da inação. O mundo já tem grande parte das respostas técnicas necessárias para uma transformação ecológica, completou, mas falta “compromisso ético”: 
“A coisa mais importante que todos precisamos urgentemente fazer é romper com o ciclo vicioso de acharmos que a realidade já está sendo mudada por nós, governos e sociedade, apenas por concordamos sobre algo”, afirmou a ministra. “O que falta é compromisso ético de usar recursos tecnológicos, humanos e financeiros para aumentarmos nossa chance frente às graves consequências da mudança do clima”. 
A ministra reforçou também que, para haver sustentabilidade ambiental é necessário garantir sustentabilidade política. Isso, afirmou, “significa fortalecer democracias e empoderar cidadãos para votar e escolher o que é melhor para eles, incluindo novas leis sobre mudança do clima”. 
Outros nomeados
As 100 lideranças climáticas mais influentes do planeta foram selecionadas pelos especialistas da Time, que consideraram a ciência recente e priorizam indicados de quatro áreas: energia, natureza, finanças, cultura e saúde. 
Sebastião Salgado, segundo a revista, foi homenageado por seu trabalho como fundador do Instituto Terra, que busca recuperar a Mata Atlântica, e da Empresa Amiga, programa que arrecada fundos de corporações para restauração da floresta e de bacias hídricas. 
“Só há uma única forma de progredir com a agenda do clima no mundo em nível pessoal, corporativo ou estatal, que é plantar árvores”, disse o fotógrafo. “Ao plantar árvores, resolveremos o problema planetário do carbono e, mais importante, reabilitamos a biodiversidade local”.
Já Marcelo de Oliveira é vice-presidente de Ciência de Materiais e geologia de Brimstone. De acordo com a Time, o geólogo foi peça fundamental para a criação do cimento com carbono negativo da empresa, o primeiro material do tipo a ser certificado por terceiros. 
A homenagem acontece há duas semanas da COP28, a conferência do clima da ONU, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Outros nomes na lista da Time incluem o grupo Coldplay, a estilista Stella McCartney, a cantora Billie Eilish e o bilionário Bill Gates

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MMA divulga resultado dos editais do FNMA e do Fundo Clima
Próximo artigo Juiz determina que certidão de nascimento seja alterada para incluir nome da etnia indígena do requerente

Mais notícias desta categoria

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

10 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

10 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

10 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

10 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

10 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

10 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

10 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

10 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

10 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

10 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

10 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

10 meses atrás
Em Boa Vista do Ramos, MPAM reforça fiscalização para garantir segurança de trabalhadores da limpeza urbana
Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho
Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins
MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?