Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Março Amarelo: Ginecologista da SES-AM alerta para os sintomas da endometriose
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Março Amarelo: Ginecologista da SES-AM alerta para os sintomas da endometriose
Governo do Estado

Março Amarelo: Ginecologista da SES-AM alerta para os sintomas da endometriose

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 29 de março de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 59 minutos
Por Agência Amazonas

Campanha visa conscientizar sobre a doença que afeta sete milhões de mulheres no Brasil

FOTO: Gilmar Miranda/SES-AMMarço é o mês mundial da conscientização da endometriose, doença que ocorre devido ao crescimento do endométrio, tecido que recobre a parte interna do útero e descama na menstruação. A ginecologista obstetra, Sonia Diniz, que atua no Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta para os principais sintomas, para o diagnóstico e para o tratamento da doença que afeta muitas mulheres jovens em período fértil.

“A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença de células endometriais fora da cavidade uterina, principalmente na trompa, ovário, intestino, vagina e outros órgãos. Hoje a mulher moderna tem uma quantidade muito maior de menstruações ao longo da vida, isso faz com que o fluxo menstrual, reflua e, nesse fluxo, atinja órgãos pélvicos e forme implantes ao longo da vida da mulher, causando dores”, destacou a médica.

A doença afeta hoje mais de sete milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (de 13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e há 30% de chance de que fiquem estéreis.

A dor é o sintoma mais comum da endometriose, conforme explicou a médica. “A dor vai aumentando progressivamente ao longo da vida. Pode ser acompanhada de dor nas relações sexuais, cólica menstrual, geralmente uma cólica bem intensa que vai aumentando, sangramento anormais e pode também levar a infertilidade pelo comprometimento das trompas, uma gravidez na trompa, a gravidez tubária, entre outros”, disse a ginecologista.

Diagnóstico e tratamento

Diante da suspeita, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico da doença, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem. “Quando a mulher descobre ou desconfia que tem uma dor além do normal durante todo período menstrual, ela deve procurar o serviço de saúde mais próximo, onde tenha um ginecologista para que possa identificar a doença, sendo que o diagnóstico da endometriose, na maioria dos casos, é clínico, feito através dos sintomas”, afirmou a médica.

O tratamento de endometriose é ofertado na rede estadual de saúde, com o Hospital Delphina Aziz, em Manaus, sendo referência. Entre 2019 e 2021, a rede pública realizou 467 atendimentos ambulatoriais e 317 atendimentos hospitalares em todo o Amazonas.

“O melhor tratamento da endometriose hoje é o hormonal, ou seja, pela interrupção do fluxo menstrual, que pode ser através de medicamentos. Existem também outras drogas utilizadas em casos mais graves”, enfatizou a ginecologista.

Para iniciar o tratamento é necessário encaminhamento médico. A paciente pode obter o pedido em um primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de responsabilidade das prefeituras municipais.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?