Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença
Governo do Amazonas

Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Infecção é comum em crianças menores de cinco anos

FOTO: Arquivo Pessoal/Patrícia Queiroz

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), reforça os cuidados e orientações preventivas à doença mão-pé-boca, infecção viral contagiosa que afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos.

Com duração média de uma semana, a doença PODE ser transmitida principalmente por meio do contato direto com secreções nasais e orais, fluido vesicular (líquido presente em pequenas bolhas na pele) e fezes de pessoas infectadas. Objetos contaminados, como brinquedos e superfícies, também podem disseminar o vírus, assim como indivíduos que não apresentam sintomas, incluindo adultos.

A doença é mais transmissível durante a primeira semana após o início dos sintomas, podendo transmitir o vírus nas fezes ou por secreções respiratórias. Enquanto Vigilância em saúde, a FVS-RCP realiza treinamentos a profissionais de saúde, monitora os casos em parceria com as vigilâncias em saúde municipais, além de fortalecer a notificação, prevenção e manejo clínico da doença no Amazonas a partir da emissão de nota técnica.

Para pais e responsáveis de crianças, principalmente as menores de cinco anos, é fundamental reforçar os cuidados para evitar a disseminação da doença mão-pé-boca. “É necessário ter atenção redobrada na educação infantil, especialmente em ambientes coletivos, como creches e escolas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

FOTOS: Arquivo Pessoal/Patrícia Queiroz

Identificação rápida

A publicitária Patrícia Lima, de 22 anos, disse que identificou a doença mão-pé-boca quando começaram a aparecer bolhas nas mãos e nos pés do filho Alexander Noah Garcia, de 1 ano e 3 meses. “No começo, achamos que era picada de mosquito, mas depois as bolinhas começaram a aumentar. Levamos ele ao pediatra e foi diagnosticado com a síndrome”, disse.

Após a identificação da doença, a publicitária disse ter ficado ainda mais atenta a qualquer sinal da mão-pé-boca, além de ter redobrado os cuidados com higiene, principalmente na volta às aulas. A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em saúde (CIEVS), Roberta Danieli, destaca que é preciso manter as medidas de prevenção.

“Diante de sinais como febre, aftas, lesões nas mãos e pés e dificuldade para engolir alimentos, a criança não deve ser levada à escola, que deve ser informada da situação. A orientação é buscar atendimento médico. Essa resposta ágil reduz o risco de transmissão e protege outras crianças e respectivas famílias”, ressalta Roberta.

Prevenção

A prevenção da doença mão-pé-boca está associada a medidas simples de higiene, como lavar as mãos, higienizar superfícies e objetos e cobrir nariz e boca ao espirrar. Outras orientações incluem: afastar crianças doentes do convívio escolar até que as lesões estejam cicatrizadas, não compartilhar talheres, copos ou mamadeiras.

Tratamento

O tratamento da doença é sintomático, ou seja, focado no alívio dos sintomas, uma vez que não há medicamento específico para o vírus causador da doença.

Nas Unidades Básicas de saúde (UBSs), o paciente é avaliado por médicos que indicam medidas, como o uso de antitérmicos e analgésicos, hidratação adequada e, em alguns casos, anestésicos tópicos para alívio da dor. Além disso, são repassadas orientações importantes às famílias, como cuidados com a higiene, isolamento temporário da criança para evitar contágio e monitoramento dos sintomas por até sete dias.

Em casos mais graves, como febre persistente, desidratação, sonolência excessiva ou convulsões, o paciente deve ser encaminhado para unidades de média complexidade da SES-AM, a exemplo dos Hospitais e pronto-socorro (HPSs) infantis, Serviços de pronto atendimento (SPAs) ou Unidades de pronto atendimento (UPAs).

O post Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lei reconhece Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como manifestação da cultura nacional
Próximo artigo Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas investe R$ 151.557,00 em implementos e maquinário para Nhamundá

4 horas atrás

Fapeam apoia pesquisa que define práticas para produção de mudas nativas e formação técnica na Amazônia

6 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Jamile Eduarda Pinto Mota desaparecida em Manaus desde 17/03

7 horas atrás

Ipaam realiza resgate de animais silvestres com furão-grande e três aves recolhidos em Manaus e levados ao Cetas

7 horas atrás

Governo do Amazonas e Judiciário fortalecem regularização fundiária em todo o estado durante ação do CNJ

7 horas atrás

Forças de segurança reforçam atuação no lançamento do Festival de Parintins 2026

7 horas atrás

Governo do Amazonas investe R$ 151.557,00 em equipamentos rurais para produtores de Nhamundá

8 horas atrás

Residencial Amazonas Meu Lar 1 no Compensa é reconhecido por qualidade urbanística em seleção nacional

8 horas atrás

Festival de Parintins 2026 terá lançamento com operação integrada de segurança, saúde, trânsito e programação no Bumbódromo

8 horas atrás

Espetáculo Uma Noite Dançante reúne três obras de dança contemporânea no Teatro Amazonas com entrada gratuita

8 horas atrás

Exposição coletiva na Casa das Artes em Manaus reúne sete propostas artísticas e um projeto literário com visitação até maio

8 horas atrás

FVS-RCP reforça orientações sobre leishmaniose e medidas de prevenção no Amazonas nesta sexta-feira (20/03)

11 horas atrás
Professores de língua japonesa do Amazonas participam de curso sobre oralidade com Fundação Japão
Sadeam 2025 aponta avanço na proficiência de alunos do 2º ano no Amazonas
Sejusc alerta sobre golpes que pedem dados pessoais e cobranças indevidas e reforça canais oficiais
Lançamento Parintins 2026: Cosama instala máquinas purificadoras de água no Bumbódromo para atender o público
Cosama distribuirá água tratada com copos biodegradáveis no lançamento do 59º Festival de Parintins nesta sexta
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?