Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus tem médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus tem médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes
Manaus

Manaus tem médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) entre 30 de junho e 10 de julho, apontou que Manaus apresenta um Índice de Infestação Predial de 1,4%. Com o resultado, o município permanece em Médio Risco para as doenças transmitidas pelo vetor da dengue, zika e chikungunya, cenário que vem sendo mantido em Manaus desde 2012.

Durante o 2º LIRAa, foram vistoriados 26.625 imóveis em todos os 63 bairros de Manaus, envolvendo 300 profissionais da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), com o objetivo de identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, eliminar e tratar potenciais criadouros do Aedes.

O subsecretário de Gestão da saúde (Subgs/Semsa), Djalma Coelho, explica que para o ano de 2025 foi programada a realização de quatro LIRAs, seguindo orientação do Ministério da saúde.

“O LIRAa é uma estratégia para a identificação do risco existente para a ocorrência de surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Tendo as informações atualizadas sobre os locais, as zonas, os bairros e as comunidades com maior infestação do mosquito, é possível elaborar um planejamento para o controle e a prevenção, evitando o adoecimento da população”, destaca Djalma Coelho, observando que médio risco compreende valores entre 1,0 e 3,9 no Índice de Infestação Predial.

Na análise dos dados obtidos com o LIRAa, o Distrito de saúde (Disa) Leste apresentou a maior infestação, com um índice de 2,4%, seguido do Disa Oeste (1,9%), Disa Norte (0,8%) e Disa Sul (0,8%).

Entre os 63 bairros das quatro zonas urbanas da capital, apenas dois apresentaram um índice de Alto Risco: Distrito Industrial II (5,3%), na zona Leste; e Redenção (4,1%), na zona Oeste. Também houve a identificação de 25 bairros em Baixo Risco e 36 em Médio Risco de infestação.

Os bairros em Baixo Risco foram: Japiim, Vila Buruti, Parque 10, Presidente Vargas, Chapada, Flores, Cachoeirinha, Aleixo, Crespo, Praça 14, São Geraldo, Morro Liberdade, Educandos, Colônia Oliveira Machado, São Francisco e Centro (zona Sul); Tarumã-Açu e Ponta Negra (zona Oeste); NOVO Aleixo, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lago Azul, Cidade Nova e Colônia Terra Nova (zona Norte); Puraquequara (zona Leste).

Os bairros em Médio Risco de Infestação foram: Cidade de Deus, Colônia Santo Antônio, NOVO Israel e Nova Cidade (zona Norte); Mauazinho, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Coroado, São José, Zumbi, Gilberto Mestrinho, Tancredo Neves e Jorge Teixeira (zona Leste); Tarumã, Santo Agostinho, Alvorada, Dom Pedro, São Jorge, Compensa e Santo Antônio, Lírio do Vale, Nova Esperança, Planalto, Bairro da Paz, Vila da Prata, Glória e São Raimundo (zona Oeste); Petrópolis, Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Lázaro, Distrito Industrial I, Raiz, Adrianópolis e Betânia (zona Sul);

“As equipes de saúde já estão atuando de forma prioritária nos locais de maior risco com a intensificação de ações para controle do vetor de transmissão das doenças. Os Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de saúde realizam também a visita casa a casa, orientando os moradores sobre a importância da eliminação de potenciais criadouros do mosquito dentro das residências e nos quintais”, informa o subsecretário.

O primeiro LIRAa de 2025, realizado em março, apontou um índice de infestação de 2,2% entre os imóveis vistoriados, com oito bairros em Alto Risco de Infestação, 16 em Baixo Risco e 39 em Médio Risco.

Depósitos

O LIRAa também identificou que os depósitos móveis encontrados dentro nos domicílios eram os que mais estavam contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o que inclui vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras e bebedouros, representando 33,2% dos depósitos predominantes.

“São recipientes encontrados no interior das residências, o que torna essencial a participação efetiva da população nas ações de controle do Aedes para a eliminação de criadouros do mosquito”, alerta Djalma Coelho.

Já os depósitos de armazenamento de água para consumo em nível de solo, como tambores, tonéis ou camburões, barril e tina, representaram 26% do total. Os depósitos como lixo, recipientes, garrafas, latas e ferro-velho, apresentaram resultado de 23,9%.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Maués implanta Sistema de Gestão Educacional da Prodam para modernizar rede escolar
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (19/08)

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

2 horas atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

3 horas atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

20 horas atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

23 horas atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

1 dia atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

1 dia atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

1 dia atrás

Manaus registra aumento de alvarás de construção em 2025 e amplia área licenciada para quase 830 mil metros quadrados

1 dia atrás
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?