Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus tem 147 mil beneficiários pendentes com acompanhamento nas UBSs
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus tem 147 mil beneficiários pendentes com acompanhamento nas UBSs
Manaus

Manaus tem 147 mil beneficiários pendentes com acompanhamento nas UBSs

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Manaus tem 147 mil beneficiários pendentes com acompanhamento nas UBSs
A Prefeitura de Manaus alerta que, faltando apenas duas semanas para o fim do segundo semestre de 2022, cerca de 147 mil beneficiários do programa Auxílio Brasil ainda estão com o acompanhamento em saúde desatualizado na capital. O procedimento deve ser feito nas Unidades Básicas de saúde (UBSs) ao menos uma vez a cada seis meses, conforme requisito do programa.

A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) estima que 254.695 beneficiários integram o público-alvo para o acompanhamento neste segundo semestre, que são mulheres de 14 a 44 anos e crianças de até 7 anos de idade. Porém, desde 1º de julho até a última sexta-feira, 16/12, apenas 107.273 haviam regularizado a situação.

“Essa condicionalidade tem como principal objetivo contribuir para a ruptura do ciclo intergeracional da pobreza, pois o acesso a melhores condições de saúde e educação, que também deve ser acompanhado, aumentam as oportunidades de desenvolvimento social. Esse requisito existe desde quando o programa ainda se chamava Bolsa Família”, informa a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira.

O serviço deve ser feito até o dia 30/12. A partir de 2 de janeiro de 2023, é iniciada a primeira vigência de 2023, que segue até junho, período em que todos os beneficiários precisam atualizar o acompanhamento novamente.

Públicos

Conforme a nutricionista, são 81.987 crianças de até 7 anos de idade que devem ser levadas para o acompanhamento em Manaus. Até esta terça, 20.720 tinham cumprido a condicionalidade neste semestre. “Na consulta com esse público, os profissionais de saúde observam os índices de crescimento e desenvolvimento, como peso e altura, cartão de vacinação, entre outros pontos”, detalha.

Por outro lado, das 172.708 mulheres integrantes do programa em Manaus, 86.553 já haviam feito o acompanhamento. “O público feminino também é considerado prioritário pelo programa, e no momento do atendimento, ele passa por uma avaliação geral, que inclui o cartão de vacina, peso e altura, e principalmente se há necessidade de fazer o exame preventivo”, disse Lia.

Os dados obtidos pelo município sobre o quantitativo de usuários que devem ser alcançados são repassados semestralmente pelo Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo programa Auxílio Brasil. Lia explica que o Ministério avalia se todas as condicionalidades do programa estão sendo cumpridas para determinar se o beneficiário segue ou não participando do programa.

Ao buscar a UBS mais próxima, os beneficiários do Auxílio Brasil devem apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF e Cartão Nacional de saúde (CNS), além da caderneta de vacinação das crianças e o cartão de pré-natal no caso de gestantes.

— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus intensifica serviços de recomposição asfáltica no bairro Cidade Nova
Próximo artigo Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus prende assaltante em flagrante durante patrulhamento preventivo

Mais notícias desta categoria

Guarda Municipal de Manaus recebe 150 pistolas TS9 e nomeia 126 novos guardas em cerimônia pública

8 horas atrás

Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos fortes e raios de 1º/12 até as 6h de 2/12

9 horas atrás

Beatriz Nahmias, de 15 anos, estreia em torneio profissional W15 em Lima com apoio do programa Manaus Olímpica e da Semjel

10 horas atrás

Projeto Cultura Ativa promove programação de Natal para mais de 150 idosos da FDT em Manaus

10 horas atrás

Concurso Semed Manaus divulga locais de prova e regras de acesso para 1.500 vagas

10 horas atrás

Manaus recupera trecho da drenagem profunda na rua Francisco Couto Vale no bairro Petrópolis

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus reconstrói drenagem superficial na rua Capitão Anísio para prevenir alagamentos e melhorar escoamento

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta nova drenagem na praça José Vitor para conter alagamentos no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste

13 horas atrás

Yara Amazônia Lins é reconduzida à presidência do TCE-AM para 2026/2027 em sessão solene em Manaus

13 horas atrás

Secretaria de Saúde de Manaus lança Dezembro Vermelho com testagem e ações de prevenção ao HIV/Aids

14 horas atrás

Semsa vacina 3.669 pessoas no Dia D e reforça a campanha de vacinação contra a influenza em Manaus

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher com cronograma semanal

14 horas atrás
Operação Trânsito Seguro em Manaus remove 40 veículos e registra 123 autuações na avenida das Torres
Semasc Manaus suspende atendimentos presenciais na sede por manutenção na rede elétrica em 3/12
Prefeitura de Manaus e Seminf informam falecimento do servidor Luiz Augusto Areosa da Cunha aos 69 anos
Prefeitura de Manaus promove oficina sobre produção de eventos de rua para bandas e blocos do carnaval
Prefeitura de Manaus lança balsa natalina para atender 45 comunidades ribeirinhas nos rios Amazonas e Negro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?