Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Manaus registrou 99 logradouros públicos em 2021, ultrapassando 15 mil vias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Manaus registrou 99 logradouros públicos em 2021, ultrapassando 15 mil vias
Prefeitura de Manaus

Manaus registrou 99 logradouros públicos em 2021, ultrapassando 15 mil vias

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 28 de janeiro de 2022
3 Min Lidos
Compartilhar

 

A cidade de Manaus conta com 15.775 logradouros públicos, distribuídos entre ruas, vias, becos, avenidas, travessas e afins, conforme a base de dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), junto à Gerência de Mobilidade Urbana (GMU). No ano passado, a capital teve a inserção de 99 logradouros novos no sistema, 167% a mais que o registrado em 2020, quando foram criados apenas 37 Códigos de Logradouros (CDL).

 

  

A atualização é rotina no órgão, assim como a dos nomes dos logradouros, conforme legislação em vigor. O processo de nomenclatura das vias atende legislação própria, com as leis municipais nº 266/1994, que regula a identificação dos logradouros públicos, e a de nº 343/1996, que define nova denominação dos logradouros. As mesmas atendem à legislação federal nº 6.454/1977, que também se refere a logradouros e denominação de bairros do município.

Em relação aos nomes de bairros, a Prefeitura de Manaus tem registrado, oficialmente, 63 bairros, conforme a lei nº 1.401/2010, a última atualização existente.

Os nomes são escolhidos dentro de alguns critérios, entre eles manutenção de tradições locais e homenagem a figuras públicas; fatos e datas representativas da história local, nacional ou geral; e referência a espécimes de fauna, avifauna e flora.

Pela legislação, não é permitido que as ruas tenham letras e números, para evitar a infinidade de ruas “A” ou “10”, por exemplo. Esse uso é comum na abertura de um loteamento, onde o proprietário usa letras ou números, mas posteriormente é feita a nomenclatura oficial.

A análise de pedidos e revisões para nomes de logradouros públicos é feita pela GMU. A revisão da base de dados é realizada periodicamente. Em muitos casos, há uma diferença entre o nome oficial da via e o nome popular, aquele que a população e até mesmo concessionárias de serviços costumam usar para localizar endereços.

A prefeitura trabalha com um cadastro único. Para tirar dúvidas sobre a nomenclatura de uma rua, existe a Certidão de Endereço, expedida pela GMU, cuja primeira via é gratuita.

As legislações municipais cumprem o que é estabelecido pela lei federal, que também prevê a impossibilidade de nomes de pessoas vivas.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

— — —

Foto – Arquivo / Implurb

The post Manaus registrou 99 logradouros públicos em 2021, ultrapassando 15 mil vias appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

David Almeida anuncia liberação de novas pistas do Rei Pelé

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

David fortalece o terceiro setor com repasse de R$ 9,5 milhões

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

PMM atua no bairro Santo Agostinho com obras de infraestrutura

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realizará 4ª Conferência Municipal das Cidades nos dias 20 e 21 de junho

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025

Serviço móvel de saúde da mulher atende em nova localização

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
Manaus

PMM segue com ações de interdição de postos sem Habite-se

Por Redação Informe Digital
13 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?