Prefeitura de Manaus emite 62 certidões em novembro e registra crescimento no volume de alvarás licenciados neste ano.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), emitiu 62 certidões em novembro e registrou um incremento de 5% no volume de novos alvarás de construção licenciados em 2025, totalizando 685 documentos neste ano, ante 654 no ano passado. O processamento das certidões ocorreu em Manaus e segue os procedimentos administrativos do órgão.
Dados e área licenciada
De janeiro de 2021 a novembro de 2025 foram emitidas 4.262 certidões, representando mais de 5,5 milhões de metros quadrados destinados a novas obras. Apenas em 2025, o total de área licenciada alcança quase 830 mil metros quadrados.
Impacto econômico e geração de empregos
Os números do licenciamento têm reflexo direto na geração de emprego e renda no setor da construção. No Brasil, a construção civil voltou a crescer no terceiro trimestre de 2025, registrando aumento de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor, desempenho superior ao crescimento da economia nacional no período (+0,1%).
Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, “Os números confirmam que Manaus vive um momento consistente de crescimento urbano e econômico. Cada metro quadrado licenciado representa novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento da construção civil, que é um dos motores da nossa economia. Esse resultado é fruto de planejamento, desburocratização e segurança jurídica, garantindo que a cidade continue se desenvolvendo de forma ordenada e sustentável”.
Créditos de conteúdo e imagem
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb
#paratodosverem – construção geral
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Implurb, #alvarasdeconstrucao, #certidoes, #metrosquadrados, #construcaocivil, #empregoerenda, #crescimentourbano, #investimentos, #desburocratizacao, #segurancajuridica, #obras, #licenciamento, #economia, #pib, #2025, #novembro, #carlosvalente, #claudiadovalle, #divulgacaoimplurb


