Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus reforça oferta do teste rápido de hanseníase em 12 unidades de saúde para avaliar contatos e reduzir transmissão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus reforça oferta do teste rápido de hanseníase em 12 unidades de saúde para avaliar contatos e reduzir transmissão
Manaus

Manaus reforça oferta do teste rápido de hanseníase em 12 unidades de saúde para avaliar contatos e reduzir transmissão

21 minutos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Semsa disponibiliza o exame em 12 unidades e na zona rural para triagem e acompanhamento de contatos de casos confirmados.

Com 12 unidades de saúde realizando o teste rápido de hanseníase na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), reforça a importância do exame para avaliação de pessoas que convivem ou conviveram de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com a doença e em tratamento.

Em 2025, Manaus alcançou 90,07% no indicador de vigilância na avaliação dos contatos dos pacientes diagnosticados com hanseníase, público indicado para a realização do teste rápido de hanseníase. A ação é usada como estratégia para identificar pessoas com maior risco de adoecimento e para direcionar acompanhamento clínico e vigilância ativa.

Como são identificados e avaliados os contatos

Segundo a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase (Nuhan/Semsa), enfermeira Ana Cristina Malveira, os contatos principais são pessoas que convivem ou conviveram na mesma residência, na mesma família, além daqueles que convivem em ambientes de trabalho e escola. “Após 72 horas do início do tratamento medicamentoso, o paciente não transmite mais a doença. Porém, a hanseníase tem evolução lenta e os sintomas podem demorar anos para se manifestar. Nesse período de incubação da doença, sem o tratamento, o risco de transmissão foi mantido”, explica Cristina Malveira.

A identificação dos contatos ocorre quando há um NOVO caso diagnosticado de hanseníase. A equipe de saúde aponta e convoca os possíveis contatos para realizar o exame dermatoneurológico, que avalia pele e nervos periféricos. Depois desse exame, os contatos são encaminhados para o teste rápido de hanseníase, feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.

Se o resultado do exame for reagente, isso não significa diagnóstico imediato da doença, mas indica risco aumentado de adoecimento. Nesse caso, o contato deve ser avaliado anualmente durante um período de cinco anos. Durante esse acompanhamento, em caso de manifestação da hanseníase, o tratamento é oferecido de forma precoce, o que contribui para prevenir incapacidades físicas e interromper a cadeia de transmissão.

No ano passado, foram realizados 390 testes rápidos em Manaus, sendo 212 nas UBSs da Semsa e 178 na Fundação Hospital Alfredo da Matta (Fuham).

“A oferta do teste rápido de hanseníase representa uma vantagem para o controle da doença em Manaus, pois possibilita a triagem ágil de contatos de casos confirmados, com resultado rápido, fácil execução na atenção primária e sem necessidade de estrutura laboratorial complexa. Isso significa que PODE ser realizado em consultórios nas Unidades Básicas de saúde ou mesmo em domicílio”, destaca Cristina Malveira.

Transmissão e panorama epidemiológico

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, que tem evolução lenta, com período de incubação em média de dois a sete anos. A transmissão ocorre de pessoa infectada (sem tratamento) para pessoa saudável por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro, e as chances de transmissão são maiores quando o contato é próximo e prolongado.

O município de Manaus registrou no ano passado 106 casos novos de hanseníase, incluindo dez diagnosticados em menores de 15 anos, o que evidencia a manutenção da transmissão ativa da doença, em especial entre familiares. Em 2024, o número de casos diagnosticados chegou a 85 em adultos e três em crianças.

Segundo Cristina Malveira, apesar dos avanços e esforços nas redes de saúde, o controle da hanseníase enfrenta desafios como diagnóstico tardio em muitos casos, persistência do estigma social que dificulta a busca por atendimento e adesão ao tratamento, além de desigualdades socioeconômicas e de acesso aos serviços de saúde. Ela ressalta ainda a necessidade de cobertura regular da busca ativa de contatos em áreas periféricas e de difícil acesso, e de capacitação e fixação de profissionais na REDE básica.

A Semsa disponibiliza o teste rápido de hanseníase nas Unidades de saúde da Família (USFs) Manoel Ribeiro, Carlson Gracie e Carmen Nicolau (zona Norte); Lindalva Damasceno, Leonor de Freitas, Parque das Tribos e Mansour Bulbol (zona Oeste); Lúcio Flávio e Petrópolis (zona Sul); e Lago do Aleixo, Alfredo Campos e Severiano Nunes (zona Leste). Na zona rural, o exame é ofertado em domicílio.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos nesse artigo:
#teste_rapido_de_hansenase, #hansenase, #contatos, #Semsa, #Manaus, #ubs, #fuham, #nuhan, #ana_cristina_malveira, #mycobacterium_leprae, #vigilancia, #diagnostico_precoce, #transmissao, #incubacao, #unidades_de_saude, #unidades_de_saude_da_familia, #atencao_primaria, #busca_ativa, #incapacidades_fisicas, #domicilio

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FMT-HVD integra estudo internacional que testa PrEP mensal como alternativa de prevenção ao HIV

Mais notícias desta categoria

Manutenção asfáltica reforça pavimento e melhora tráfego na avenida Professor Nilton Lins em Manaus

52 minutos atrás

Prefeitura de Manaus abre seleção pública para tutor da residência em enfermagem com inscrições entre 22/1 e 26/1

2 horas atrás

Aumento de recursos por transferência de propriedade de veículo não registrada no Detran-AM responsabiliza antigos donos

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia investimentos na Guarda Municipal de Manaus e reforça efetivo e equipamentos

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção terminais de integração com limpeza e tapa-buracos em T5 e T4

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui recuperação da rede de drenagem na rua da Prosperidade após rompimento

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus entrega 350 registros definitivos e reforça regularização fundiária na Betânia e zona Sul

2 horas atrás

Ampliação do ensino em tempo integral em Manaus cria mais de 16 mil vagas nos últimos dois anos

3 horas atrás

Operação Trânsito Seguro do IMMU faz 647 abordagens e remove 17 veículos na avenida do Turismo em Manaus

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia curso preparatório social para pessoas em situação de rua e bolsistas

4 horas atrás

Romu apreende drogas e objetos na rotatória do conjunto João Paulo em Manaus durante patrulhamento

4 horas atrás

Candidatos podem consultar locais de provas da Semmas e CGM

6 horas atrás
Prefeitura de Manaus intensifica obras no Novo Aleixo com drenagem profunda e manutenção asfáltica na rua 79
Inteligência artificial como apoio emocional pode aumentar isolamento e agravar transtornos, alerta Semsa em Manaus
Fórum Fiscal reúne servidores da Semef para capacitação sobre a Reforma Tributária e modernização da administração tributária municipal
Prefeitura de Manaus faz limpeza terminal t7 e manutenção no Terminal de Integração 7 em Tarumã
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na avenida Duque de Caxias para melhorar trafegabilidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?