Automação e gestão técnica do Implurb reduziram o tempo médio de análise e facilitaram a abertura de empresas em Manaus.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim) e do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), reduziu o tempo médio de abertura de empresas na capital para seis horas. Somente neste ano, até esta segunda-feira, 29/12, o Slim realizou a análise de viabilidade de mais de 24 mil processos, o que resultou em queda de quase 30% no tempo médio de espera do contribuinte.
Como funcionou a redução
O indicador passou de sete horas em 2024 para apenas cinco horas nas análises de viabilidade realizadas pelo Implurb, segundo dados do Painel de Dados de Tempo de Abertura de Empresas, vinculado à Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da economia. O registro na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) leva, em média, duas horas. Somando as etapas de viabilidade e registro, o tempo médio para a abertura de empresas ficou em seis horas.
A redução reflete investimentos na modernização dos fluxos internos e na melhoria contínua da qualidade da informação. Dentro do Slim, o Implurb é responsável pelas análises de viabilidade de endereço, que envolvem licenciamentos de habite-se, atividades de autonomos, além de abertura, alteração e processos do legado de empresas.
Automação e operação contínua
A automação permitiu processar mais de 80% dos casos de forma automática. “Quanto mais a gente conseguir automatizar essas análises, mais rápido será para o contribuinte. Já chegamos a automatizar mais de 80% dos processos, o que é um número bastante significativo”, afirmou a coordenadora do Slim no Implurb, Carolina Fogaça. Ela acrescentou que a equipe realiza estudos e melhorias técnicas para que o sistema funcione com análises praticamente instantâneas.
Outro diferencial do sistema é a capacidade de operar de forma contínua. Diferente de bancos e sistemas financeiros tradicionais, que não funcionam em finais de semana e feriados, a automação do Slim permite que as análises de viabilidade sejam processadas também aos sábados e domingos. “Quando chegamos na segunda-feira, por exemplo, já temos análises desses dias liberadas”, completou Carolina.
A expectativa da gestão municipal é avançar na automatização dos processos, reduzindo ainda mais o tempo médio das análises e fortalecendo um ambiente de negócios mais eficiente, seguro e atrativo para quem deseja empreender em Manaus.
Atendimento e contato
A coordenação do Slim funciona junto à Gerência de Informação Técnica (GIT) e atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados e pontos facultativos). Dúvidas podem ser tiradas pelo número 98842-7222 (somente WhatsApp), nos mesmos dias e horários.
Números do Painel de Empresas
Neste ano, o tempo médio para análise de viabilidade realizado pelo Implurb é de cinco horas, enquanto o registro na Jucea leva, em média, duas horas. No ano passado, a análise de viabilidade do Implurb foi de sete horas, e o registro na Jucea levou duas horas, totalizando oito horas para abertura de empresas.
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Arquivo/Implurb
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #slim, #Implurb, #aberturadeempresas, #tempo, #viabilidade, #automacao, #tecnologia, #gestaotecnica, #paineldedados, #sepec, #ministeriodaeconomia, #jucea, #registro, #habite-se, #autonomos, #empreendedorismo, #celeridade, #atendimento, #whatsapp


