Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus reduz 70% dos casos de dengue
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus reduz 70% dos casos de dengue
Manaus

Manaus reduz 70% dos casos de dengue

6 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Manaus registrou 712 casos confirmados de dengue entre janeiro e 16 de junho deste ano, obtendo uma redução de 73% em comparação com o mesmo período de 2024, quando, entre janeiro e junho, houve confirmação de 2.325 casos da doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que mantém monitoramento permanente das doenças transmitidas pelo Aedes e se prepara para a realização de mais um Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores (DIVDTV/Semsa), Alciles Comape, explica que o LIRAa aponta as áreas da cidade de maior risco para surtos de dengue, zika e Chikungunya e as equipes técnicas intensificam, nesses locais, as ações de controle do mosquito Aedes aegypti para a prevenção das arboviroses.

O primeiro LIRAa de 2025, realizado em março, mostrou que o município apresenta médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, cenário que vem sendo mantido em Manaus desde 2012.

“Com base no LIRAa realizamos visitas domiciliares em pontos mais vulneráveis, com ações de educação em saúde, bloqueio mecânico e químico com eliminação ou tratamento de depósitos que favorecem a proliferação do mosquito e aplicação de inseticidas para eliminação do mosquito adulto, especialmente nos locais com registro de notificação de casos suspeitos”, informa Alciles Comape.

Bairros Vulneráveis

O LIRAa é realizado periodicamente para o levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti a partir da vistoria de imóveis selecionados por amostragem nos 63 bairros de Manaus. O resultado PODE apresentar uma variação entre baixo, médio (compreende valores entre 1,0 e 3,9) ou alto risco.

Durante a vistoria, agentes de saúde realizam a identificação, eliminação e tratamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com ações de educação em saúde e a coleta de larvas encaminhadas para análise em laboratório para identificação da espécie do mosquito. Também é feita a identificação dos tipos predominantes de depósitos que podem servir como criadouros do Aedes aegypti.

No LIRAa realizado no mês de março de 2025, foram vistoriados 26.334 imóveis em todos os 63 bairros, envolvendo 284 profissionais da Semsa, obtendo o índice médio de infestação para Manaus de 2,2%. Além disso, também foi obtido o índice em cada zona urbana do município: Oeste com índice de 3,6%; Leste, 2,9%; Sul, 1,6%; e Norte, 1,3%.

Os dados do LIRAa foram agregados às informações sobre a ocorrência de casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes (zika, chikungunya e dengue) e a Semsa elaborou um Mapa de Vulnerabilidade, identificando bairros considerados prioritários para a intensificação das ações de controle do mosquito no município de Manaus.

Com esse trabalho, foram identificados 22 bairros em Alta Vulnerabilidade para surtos e epidemias: Japiim, Parque 10, Presidente Vargas, Flores e Petrópolis (zona Sul); Tarumã, Santo Agostinho, Redenção, Alvorada, Dom Pedro, São Jorge, Compensa e Santo Antônio (zona Oeste); Cidade Nova e Colônia Terra Nova (zona Norte); Colônia Antônio Aleixo, Coroado, São José, Zumbi, Gilberto Mestrinho, Tancredo Neves e Jorge Teixeira.

Na categoria de Média Vulnerabilidade, estão os bairros: Cachoeirinha, Aleixo, Praça 14, Nossa Senhora das Graças,  São Lázaro, São Geraldo, Distrito Industrial 1, Morro Liberdade, Educandos, Colônia Oliveira Machado, Raiz, São Francisco, Betânia e Centro (zona Sul); Tarumã Açú, Ponta Negra, Lírio do Vale, Nova Esperança, Planalto,  Bairro da Paz,  Vila da Prata,  Glória e São Raimundo (zona Oeste); Cidade de Deus, NOVO Aleixo, Colônia Santo Antônio, NOVO Israel,  Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Santa Etelvina  e Lago Azul (zona Norte); Mauazinho e Armando Mendes (zona Leste).

Com Baixa Vulnerabilidade, foram classificados oito bairros: Vila Buriti, Nossa Senhora de Aparecida, Chapada, Adrianópolis, Crespo e Santa Luzia (zona Sul); Puraquequara e Distrito Industrial 2 (zona Leste).

Depósitos

A Semsa também realizou o levantamento do Índice Breteau (IB), que indica o percentual de depósitos encontrados com focos de mosquitos, e que apresentou um índice de 3%. Na análise dos dados, os tipos de depósito que mais têm contribuído para a proliferação do Aedes aegypti, são os tipos lixo recipientes (D2), como garrafas, latas e ferro velho, representando 33,7% do total.

Em seguida, estão os chamados Tipo B (30,3%), que são os depósitos móveis, como vasos, frascos com água, pratos e bebedouros; e os depósitos Tipo A2 (19,8%), que são usados no armazenamento de água para consumo em nível de solo, como tambores, tonéis ou camburões, barris e tinas.

“A Semsa vinha realizando dois LIRAs a cada ano. Este ano, a ideia é realizar mais de dois, com o próximo previsto para iniciar dia 30 de junho”, explica Alciles Comape.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso derruba veto e retoma indenização a vítimas do vírus Zika
Próximo artigo Comissão aprova programa de emprego para responsáveis por crianças com necessidades especiais

Mais notícias desta categoria

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

4 horas atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

7 horas atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

8 horas atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

9 horas atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

11 horas atrás

Manaus registra aumento de alvarás de construção em 2025 e amplia área licenciada para quase 830 mil metros quadrados

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na recuperação asfáltica da avenida Autaz Mirim com retorno semafórico implantado

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na rede de drenagem na zona Leste após obstrução por lixo

1 dia atrás
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12
Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano
Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?