Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus participa de dois eventos internacionais do Iurc América Latina em maio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus participa de dois eventos internacionais do Iurc América Latina em maio
Manaus

Manaus participa de dois eventos internacionais do Iurc América Latina em maio

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), participa de dois eventos internacionais em maio, dentro da agenda do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc) América Latina.

O evento incluirá painéis de alto nível com funcionários públicos e empresas privadas, bem como visitas complementares de campo para mostrar as realizações de Fortaleza em relação à gestão de resíduos, inclusão social e sustentabilidade.

O segundo evento será o “Encontro bilateral: regeneração urbana e sustentabilidade”, envolvendo diretamente equipes da Prefeitura de Manaus e da cidade italiana de Nápoles, no dia 22 de maio, sendo realizada virtualmente.

Nesta data, Manaus e Nápoles terão em pauta as diversas estratégias e projetos sobre regeneração urbana, mitigação de efeitos das mudanças climáticas, redução dos efeitos das ilhas de calor e o esverdeamento dos centros das cidades.

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, um dos projetos desenvolvidos pela prefeitura e que se encaixa perfeitamente no debate é o “Nosso Centro”, programa que fortalece a identidade do centro da capital amazonense a partir de intervenções no domínio público, com legado para a arquitetura e desenvolvimento urbano inovador, juntamente com melhorias previstas para sustentabilidade, habitabilidade e regeneração urbana.

“No Centro, estamos reativando espaços existentes e criando um amplo ambiente público que vai desempenhar um papel fundamental na vida dos moradores do entorno, dos visitantes e turistas de Manaus. Será um local do encontro entre os diferentes grupos culturais e sociais, composto de mirante, largo e casarões revitalizados, mas também pelas ruas, para a prática da caminhabilidade. Com certeza será um espaço público mais saudável, criativo, inclusivo e com a vista do rio Negro como nunca se teve antes, com acesso completamente gratuito”, explicou Andrade.

Fortaleza

Em Fortaleza, o evento é organizado em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação do Município (Citinova) e a prefeitura local. Para os participantes do Iurc América Latina será uma oportunidade de fazer networking com especialistas internacionais, bem como obter mais conhecimento prático sobre a economia circular. Os custos são financiados pela UNIÃO Europeia.

“Vamos conhecer experiências na área na prática e o intercâmbio permite que possamos aprimorar cada vez mais nossas políticas públicas, tendo como ponto de vista casos bem-sucedidos Brasil e mundo afora”, explicou o vice-presidente do Implurb.

Fortaleza trabalha com projetos como microparques, ilhas ecológicas e lixeiras subterrâneas, além de usar triciclos elétricos para a coleta seletiva, biodigestores em escolas e produção de biogás, entre outras iniciativas.

Reabilitação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles compartilham experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos seus territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Semcom

Tags:Manausmanchetemudanças climáticasPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior João Carlos protocola PL que propõe Semana de prevenção contra hepatite em Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus inicia nova turma da capacitação empreendedora Empretec

Mais notícias desta categoria

Programa Ampliando Horizonte forma 58 estudantes em inglês, espanhol e Libras em Manaus

2 horas atrás

Papai Noel dos Correios distribui presentes a cerca de 300 crianças em escola municipal de Manaus na zona rural

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus lança boletim epidemiológico com dados de cinco anos sobre 21 doenças e agravos

3 horas atrás

Oficina culinária para idosos em Manaus estimula empreendedorismo e geração de renda no Monte das Oliveiras

4 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus realiza Missão Natal Solidário e entrega brinquedos e materiais ao GAAC-AM

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus disponibiliza episódio do podcast sobre esporotricose humana com orientações e prevenção

21 horas atrás

Maternidade Moura Tapajóz completa 20 anos e realiza celebração de Natal em Manaus

21 horas atrás

Campanha em Manaus orienta sobre prevenção e sinais do câncer de pele e reforça cuidados na atenção primária

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus oferece desconto de 20% no licenciamento de publicidade até 31/3 de 2026

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza obra de contenção em rip-rap após erosão na avenida Professor Nilton Lins

21 horas atrás

Ageman apresenta resultados de 2025 e alinha metas e prioridades para 2026 em Manaus

22 horas atrás

Manaus registra 548 notificações por irregularidades em engenhos publicitários até novembro

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza dragagem de igarapés no Jorge Teixeira para reduzir riscos de alagamentos
Mutirão no Bairro do centro histórico de Manaus registra 105 desobstruções e 320 notificações durante operação
Leilão de bens inservíveis em Manaus arrecada R$ 1,004 milhão e supera previsão em 276%
Prefeitura de Manaus abre seleção para tutor de ensino e aprendizagem do Programa de Residência em Enfermagem
Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?